Folha de S. Paulo


Projetos de honrarias preservam a memória de Ribeirão, dizem campeões de homenagens

Entre os três vereadores que mais apresentaram projetos de homenagem na Câmara de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) em 2013, Maurílio Romano (PP) e Cícero Gomes da Silva (PMDB) disseram que as proposições são necessárias para prestigiar nomes importantes e evitar que a história da cidade seja esquecida.

Dos 35 projetos de Maurílio, 22 são nomeações de rua, um concede título de cidadão e outro institui o "Dia Municipal da Qualidade e do Cuidado com a Vida".

Celebrado em 11 de abril, ele estabelece que o poder público realize no dia "debates sobre a disseminação e o controle de doenças", sem especificar quais nem o motivo.

"Além dos outros projetos quero propor essas homenagens que são importantes para não deixar a história se apagar", disse Romano.

Cícero, presidente da Câmara em 2013, apresentou 24 projetos, sendo 15 deles nomeação de rua, um título de empresa cidadã amiga, um título de cidadania e a criação do "Dia do Escritor de Ribeirão Preto".

O parlamentar afirmou que considera baixo o percentual de projetos de homenagem na Casa e que o resgate histórico faz parte do trabalho dos parlamentares.

"As famílias que construíram a cidade precisam ser lembradas e homenageadas. Caso contrário, teremos uma cidade sem memória. Quando a população me procura, sempre tento atender e apresentar o projeto solicitado."


Endereço da página:

Links no texto: