Estimativa do Sincovarp (sindicato do comércio varejista), de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), aponta que as vendas de Natal cresceram só 2% em comparação com o ano passado.
Segundo o economista da instituição, Marcelo Bosi Rodrigues, o esperado para o período era um aumento de 3,3%. "É um reflexo de fatores econômicos como as altas do dólar e dos juros."
O balanço final do Sincovarp deve ser divulgado apenas em janeiro. Levantamento feito pela entidade em novembro apontou que as famílias de Ribeirão Preto gastariam, em média, R$ 341,58 com as compras natalinas.
Não atingir a expectativa não chega a ser surpresa em Ribeirão Preto neste ano, já que o primeiro semestre foi marcado por queda no consumo. As vendas só se recuperaram a partir de agosto.
Apesar de projetar vendas inferiores ao previsto, Rodrigues afirmou que a avaliação de dezembro será positiva, em comparação com o país.
O levantamento preliminar do Sincovarp aponta que os presentes que mais atraíram os consumidores no Natal em Ribeirão foram eletrônicos, como tablets e celulares.
Se no comércio de rua as vendas não alcançaram o previsto, no shopping Iguatemi, o mais novo da cidade, as expectativas de movimentação e vendas foram alcançadas, segundo sua assessoria, que não revelou dados.
O Novo Shopping disse ter recebido um milhão de visitas na última semana. Ribeirão Shopping e Santa Úrsula não divulgaram balanços.