Folha de S. Paulo


Vendas de Natal ficam abaixo do esperado em Ribeirão Preto (SP)

Estimativa do Sincovarp (sindicato do comércio varejista), de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), aponta que as vendas de Natal cresceram só 2% em comparação com o ano passado.

Segundo o economista da instituição, Marcelo Bosi Rodrigues, o esperado para o período era um aumento de 3,3%. "É um reflexo de fatores econômicos como as altas do dólar e dos juros."

O balanço final do Sincovarp deve ser divulgado apenas em janeiro. Levantamento feito pela entidade em novembro apontou que as famílias de Ribeirão Preto gastariam, em média, R$ 341,58 com as compras natalinas.

Não atingir a expectativa não chega a ser surpresa em Ribeirão Preto neste ano, já que o primeiro semestre foi marcado por queda no consumo. As vendas só se recuperaram a partir de agosto.

Apesar de projetar vendas inferiores ao previsto, Rodrigues afirmou que a avaliação de dezembro será positiva, em comparação com o país.

O levantamento preliminar do Sincovarp aponta que os presentes que mais atraíram os consumidores no Natal em Ribeirão foram eletrônicos, como tablets e celulares.

Se no comércio de rua as vendas não alcançaram o previsto, no shopping Iguatemi, o mais novo da cidade, as expectativas de movimentação e vendas foram alcançadas, segundo sua assessoria, que não revelou dados.

O Novo Shopping disse ter recebido um milhão de visitas na última semana. Ribeirão Shopping e Santa Úrsula não divulgaram balanços.


Endereço da página: