Folha de S. Paulo


Blitz multa seis veículos por irregularidades no tacógrafo em Orlândia (SP)

Seis veículos foram autuados por irregularidades no tacógrafo numa blitz realizada pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) na manhã desta quarta-feira (18) em Orlândia (365 km de São Paulo).

Os problemas constatados foram falta ou vencimento de certificação e lacre no aparelho que reúne informações de velocidade e trajeto de veículos de carga. No total, foram fiscalizados 27 automóveis, dois ônibus e um veículo de transporte de produtos perigosos.

A operação da autarquia do governo do Estado foi realizada das 8h às 12h na base polícia da polícia rodoviária, no km 373 na Rodovia Anhanguera.

O tacógrafo é instalado em veículos como caminhões, ônibus e vans escolares, e registra informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade, distância percorrida e tempo de direção sem paradas, além de permitir a reconstituição e elaboração de laudos técnicos em caso de acidentes.

Na operação, os fiscais do Ipem examinam o tacógrafo de veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros. A intenção da operação foi identificar se os instrumentos estavam de acordo com a legislação vigente e se havia irregularidades como as identificadas nos seis veículos em Orlândia.

A operação, segundo a assessoria do Ipem, integra uma ação que acontece em todo o Estado até o final de dezembro. Segundo o Ipem, de janeiro até novembro deste ano foram fiscalizados 9.989 veículos, sendo 17,23% dos condutores autuados por irregularidades.

Ainda de acordo com a autarquia, a categoria de veículos escolares é a que apresenta maior índice de autuação, com 49% no período. Em seguida está a categoria de cargas em geral, que soma 27% das autuações. Ônibus responde por 25% e transportes de produtos perigosos, com 2%.


Endereço da página: