Folha de S. Paulo


Novo bispo de Franca (SP) assume cargo e diz que fará visitas a paróquias

Após ser nomeado em outubro pelo papa Francisco, o bispo dom Paulo Roberto Beloto tomou posse do cargo neste domingo (15) em Franca (400 km de São Pulo) com uma missa realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

A cerimônia contou com a presença de cerca de mil fiéis, segundo a Igreja. O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, foi responsável por conduzir a cerimônia.

Beloto é o quarto bispo a assumir a diocese de Franca, inaugurada em 1967. Na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), ele foi o segundo a ser nomeado pelo papa. O primeiro foi dom Moacir Silva, que tomou posse em Ribeirão em junho.

"O Papa Francisco foi uma surpresa. Ele traz uma igreja mais missionária e eu quero acolher este caminho aqui em Franca", disse Beloto.

Para começar o trabalho, o novo bispo quer realizar uma série de missas menores e também visitar as paróquias da região. "Muita gente ficou de fora [no domingo] e eu acho importante os fiéis conhecerem o rosto do novo bispo".

Dom Paulo diz que ainda está em fase de reconhecimento da casa e precisa se reunir com o grupo de conselheiros da Igreja --padres, secretários, etc.-- para saber as prioridades da região.

O novo bispo nasceu em Adamantina (578 km de São Paulo) em 1957 e se formou em teologia e estudos bíblicos. Foi ordenado sacerdote para diocese de Marília (435 km de São Paulo), em 1986. Em 2005, assumiu como bispo em Formosa (GO). Beloto é membro da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) desde 2011.


Endereço da página: