Folha de S. Paulo


Havan abre a segunda loja em um mês na região de Ribeirão Preto (SP)

A rede de lojas de departamento Havan inaugurou neste sábado (14) uma unidade em Franca (400 km de São Paulo). Foram investidos R$ 40 milhões na implantação da filial, com 13 mil metros quadrados de área de vendas.

Em 26 de novembro, a rede inaugurou a loja de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). A unidade ribeirão-pretana possui o mesmo porte (14 mil metros quadrados) e recebeu o mesmo valor em investimento da filial de Franca.

No dia 7, uma terceira unidade da rede foi inaugurada em Piracicaba (160 km de São Paulo). Cada loja gerou cerca de 200 empregos, segundo a empresa.

As lojas da rede oferecem 100 mil itens de diversos setores como vestuário, eletrodomésticos, decoração e brinquedos.

Fundada em 1986 em Brusque (SC), a Havan é conhecida por ter as lojas construídas de forma a imitar a fachada da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, em Washington.

Outro símbolo da rede são as réplicas de 35 metros de altura da Estátua da Liberdade instaladas na entrada dos empreendimentos.

A estátua original possui 93 metros (incluindo o pedestal na sua base), fica em Nova York (EUA), e foi um presente da França ao país, pelo centenário de sua independência, em 1776. O monumento foi inaugurado em 1886.

POLÊMICA

A altura da réplica da Havan levou movimentos sociais a publicarem um abaixo-assinado na internet contra sua construção.

O documento diz que a Lei Cidade Limpa --que disciplina regras para divulgação de publicidade em Ribeirão Preto-- impede a construção de um monumento deste porte.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a construção da estátua ainda não foi autorizada e que o pedido está sendo avaliado.

Em Bauru (329 km de São Paulo), a instalação da estátua na frente da loja também foi criticada por moradores da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: