Folha de S. Paulo


Equipes se formam em Ribeirão Preto para receber franceses em 2014

O anúncio da ida da seleção francesa para Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) já movimenta equipes brasileiras que deverão trabalhar durante a Copa do Mundo em Ribeirão Preto.

Na prefeitura, por exemplo, 600 funcionários de diferentes secretarias já estão estudando o idioma francês e 80 deles já se formaram no nível básico, segundo informou a assessoria.

Policiais militares que atendem o 190 e fazem o patrulhamento nas ruas, além de guardas civis municipais que atendem diretamente a população, também estão frequentando as aulas.

"Geralmente, francês não fala a língua inglesa. É importante que o ribeirão-pretano aprenda o básico", afirmou o chef Sidney Degaine, francês radicado no Brasil há três anos e dono do restaurante Essence Maison Degaine, localizado na zona sul.

Aos poucos, o ramo empresarial também tenta se adequar à vinda dos franceses.

Desde a semana passada, quando a seleção azul foi classificada, seis empresas de prestação de serviços procuraram a rede de ensino Aliança Francesa para buscar apoio no idioma para seus funcionários, segundo a diretora Desiree Cazoli.

Divulgação
A praça 15, com o Theatro Pedro 2º ao fundo, em imagem de 1938 de Ribeirão Preto
A praça 15, com o Theatro Pedro 2º ao fundo, em imagem de 1938 de Ribeirão Preto

ATRAINDO TURISTAS

Para atrair turistas franceses à cidade durante os jogos, a Secretaria de Turismo está fazendo uma campanha maciça para promovê-la.

Seis equipes de diferentes veículos de comunicação da França já estiveram na cidade e mais três deverão chegar na próxima semana.

Os jornalistas são levados para conhecer, entre outros pontos, restaurantes de alta gastronomia, shoppings, parques e a área central.

"Queremos mostrar ao turista que ele pode ter uma experiência de conhecer o Brasil por um preço muito menor que nas capitais, sem trânsito e sem violência", disse o secretário Tanielson Campos.

A partir do ano que vem, Ribeirão trabalhará na divulgação de seus sete roteiros principais --gastronomia, compras, ccc (cachaça, chope e cerveja), cultura, parques, religião e esporte.

De janeiro a maio de 2014, alunos de escolas municipais serão incentivados a fazer pesquisas sobre a França.

A partir de junho, mês do início dos jogos, o verde e o amarelo brasileiros deverão dividir espaço com as cores da bandeira francesa nas decorações para a Copa.

"Definitivamente, será um divisor de águas para Ribeirão. O maior legado que a cidade deixará é a sua própria divulgação", disse Campos.

Ribeirão também tem a apresentar aos franceses a arquitetura. Um dos exemplos é o Theatro Pedro 2º, que será usado pela seleção.


Endereço da página:

Links no texto: