Folha de S. Paulo


Moradores da zona sul de Ribeirão Preto reclamam de barulho

O aumento de ruído dos veículos no Jardim Canadá foi provocado pelas obras de expansão do Ribeirão Shopping. É o que sugere um estudo de engenharia encomendado pela associação de moradores do bairro.

O barulho, segundo o levantamento, passou de 60 para 74,9 decibéis e vem do tráfego de veículos da avenida Presidente Vargas, área nobre da zona sul de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

O presidente da associação dos moradores, Honyldo Roberto Pereira Pinto, 67, disse que o estrondo dentro das casas teve início depois que o shopping iniciou a instalação de vidros e placas de concreto na fachada de sua oitava expansão, em setembro.

A estrutura recebe o barulho dos veículos e reflete contra as casas do bairro, principalmente as que estão a 50 metros do empreendimento.

Em busca de uma solução para o problema, Pereira contatou a Multiplan, proprietária e administradora do shopping, por duas vezes, mas disse não ter recebido retorno.

Nesta quarta-feira (23), ele protocolou reclamações nas secretarias de Meio Ambiente e Planejamento da prefeitura pedindo a solução dos casos.

Mariana Martins/Folhapress
O presidente da associação do Jardim Canadá, Honyldo Roberto Pereira Pinto, em frente a obras no Ribeirão Shopping
O presidente da associação do Jardim Canadá, Honyldo Roberto Pereira Pinto, em frente a obras no Ribeirão Shopping

Segundo o estudo feito pelo engenheiro e assessor de acústica Luiz Alberto Navarro de Araújo, o ruído noturno é superior ao permitido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é 45 decibéis. "A sensação que sentimos é a de um liquidificador ligado num cômodo da casa", disse Pereira.

Cerca de 30 carros passam em frente ao bairro a cada minuto, fazendo com que o barulho seja constante.

Para Araújo, é necessário que o shopping faça um estudo mais aprofundado para minimizar os impactos sonoros causados aos moradores.

Ele disse que, para abater oito decibéis, por exemplo, é necessário que cem árvores estejam plantadas entre a obra e as casas.

Segundo ele, no período diurno, a avenida Paulista, em São Paulo, atinge 79 decibéis, o mesmo que avenidas famosas em Paris.

O estudo aponta ainda que o ruído na Union Square, em São Francisco (EUA), é de 65 decibéis. Já a praça da Paz Celestial, em Pequim, atinge 70 decibéis, e a do Mercado, em Hong Kong, 78 decibéis.

'MUDANÇA DE PROJETO'

Além do problema de excesso de ruído, Pereira disse que a rampa veicular também construída na nova expansão do shopping não constava no projeto inicial aprovado pela administração municipal.

"Essa rampa não tem proteção para os ruídos que os veículos vão gerar ao acelerar", afirmou.

A prefeitura informou, em nota, que a Secretaria de Planejamento vai avaliar o material enviado pela associação de moradores do Jardim Canadá para só depois se posicionar sobre o caso.

Já o Ribeirão Shopping informou que cumpre a lei.


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