Folha de S. Paulo


Criança e adolescente são suspeitos de vandalismo em UBS de Ribeirão

Uma criança de seis anos e um adolescente de 12 anos são os principais suspeitos de invadir uma UBS (Unidade Básica de Saúde) neste final de semana em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) e atear fogo em macas e papéis jogados pelos corredores, ativar extintores de incêndio e espalhar agulhas de seringas novas pelo chão.

Os funcionários da unidade localizada na Vila Recreio, zona norte da cidade, se assustaram quando chegaram para trabalhar na manhã desta segunda-feira (14). Um pênis de borracha usado para instruções sexuais e preservativos foram furtados, assim como cartões de vale-transporte.

Segundo funcionários da UBS, vizinhos contaram que viram dois meninos entrando na unidade. Eles teriam pulado o muro, subido no telhado e entrado na unidade pelas janelas do almoxarifado. Numa lousa usada na unidade, foi grafado o nome Gabriel, que pode ser de um dos meninos.

Por causa da bagunça, o atendimento na UBS no período da manhã foi suspenso por cerca de uma hora para que os funcionários fizessem a limpeza do local.

Edson Silva/Folhapress
Maca queimada após vandalismo em UBS de Ribeirão Preto (SP); criança e adolescente são suspeitos de atear fogo no material
Maca queimada após vandalismo em UBS de Ribeirão Preto (SP); criança e adolescente são suspeitos de atear fogo no material

A mãe do menino de seis anos esteve na unidade de saúde no início da manhã desta segunda para devolver alguns preservativos. Um boletim de ocorrência foi registrado no plantão policial.

Segundo os funcionários, não é a primeira vez que a UBS foi alvo de vândalos. No começo do ano, foram encontradas fezes nas paredes. A segurança no local é feita pela Guarda Municipal. Porém, nos finais de semana, a guarda só é feita no período noturno.

O secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, disse que o município estuda o monitoramento da UBS com câmeras de segurança, assim como acontece em outras unidades.

A prefeitura informou que a instalação de alarmes na UBS da Vila Recreio e em outras seis unidades está em andamento. Ainda segunda a prefeitura, 33 unidades de saúde já contam com alarme e 11 com monitoramento por câmeras.

CRECHE

A Creche Municipal Anna Ignez Carvalho Gouvea, localizada ao lado da UBS, também foi invadida no final de semana. Funcionários da escola não disseram quais foram os danos, mas encaminharam o caso à Secretaria de Educação. A secretaria não se manifestou sobre o assunto.


Endereço da página: