Folha de S. Paulo


Servidores de Ribeirão Preto fazem novo protesto contra comissionados

A direção do sindicato dos servidores públicos municipais de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) realiza nesta quinta-feira (10) um novo protesto contra a manutenção de servidores comissionados sem vínculo com a prefeitura.

Eles fecharam a entrada da Secretaria de Esportes, na Cava do Bosque, e impediram a entrada de ao menos 11 comissionados. Na última sexta-feira (4), os servidores impediram a entrada de comissionados na Secretaria de Assistência Social.

A manifestação, que deve seguir ao longo do dia, segundo a direção do sindicato, também acontece em frente ao prédio do Centro Cultural dos Campos Elíseos. A única funcionária comissionada foi barrada na entrada.

Edson Silva/Folhapress
Servidores e sindicalistas de Ribeirão Preto (SP) protestam em frente à Secretaria de Esporte contra comissionados sem vínculo
Servidores e sindicalistas de Ribeirão Preto (SP) protestam em frente à Secretaria de Esporte contra comissionados sem vínculo

Em frente à Secretaria de Esportes, os servidores colocaram uma piscina cor de rosa com alguns "sanguessugas" dentro --em referência aos comissionados-- e simularam a pesca deles, que significa a exclusão de tais cargos da secretaria.

Rodrigues disse que os servidores só vão parar com as manifestações depois que o poder público demitir os funcionários comissionados e substituí-los por trabalhadores concursados.

As ações fazem parte do movimento do sindicato dos servidores da cidade contra as medidas de redução de despesas anunciadas pela prefeita Dárcy Vera (PSD) no mês passado.

Foram adotados cortes de gastos, incluindo benefícios aos servidores, o que gerou revolta da categoria.

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou em nota que respeita as manifestações e que as medidas não vão gerar perdas aos servidores municipais. Ainda de acordo com o Executivo, o atendimento ao público não foi prejudicado.


Endereço da página: