Folha de S. Paulo


Serviço via internet reativa telefonia local em Ribeirão Preto

A Coderp, companhia de economia mista controlada pela Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), recebeu autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para operar um serviço de voz pela internet e já planeja solicitar uma licença para comercializar linhas de telefonia fixa na cidade e na região.

O uso da tecnologia Voip (voz por protocolo de internet, na sigla em inglês) será implantado no ano que vem na administração municipal e terá investimento de R$ 7,9 milhões, já previstos no orçamento de 2014.

O plano inicial é que as ligações entre as secretarias e órgãos da prefeitura sejam feitas por meio do sistema a partir do próximo ano.

Para o superintendente da Coderp, Davi Mansur Cury, o sistema pode gerar uma economia de até 90% nos gastos com telefonia. Uma ligação pelo sistema, similar ao programa Skype, não paga tarifas de telefonia. Como é feito pela internet, o único custo é o da conexão com a rede.

Edson Silva/Folhapress
Sala de monitoramento por câmeras da Coderp, no centro de Ribeirão Preto
Sala de monitoramento por câmeras da Coderp, no centro de Ribeirão Preto

A prefeitura não disse quanto gasta, mas o Portal da Transparência aponta que, de janeiro a setembro, os pagamentos à Telefônica somavam R$ 2 milhões.

'VOLTA DA CETERP'

Numa segunda etapa, após implantar o sistema na prefeitura, a Coderp planeja pedir à Anatel, provavelmente em 2015, licença para operar telefonia fixa usando o Voip.

Na prática, seria a volta de uma "telefônica", lembrando a Ceterp (Centrais Telefônicas de Ribeirão Preto), empresa municipal que operou na cidade de 1977 até 1999, quando foi privatizada.

A comparação é descartada, porém, por Cury. Os planos, diz ele, são outros, pois a Coderp não tem o objetivo de disputar mercado com as operadoras, mas reduzir custos para a prefeitura e gerar receita para empresa.

Foco de críticas na cidade, a Coderp viu os recursos repassados pela prefeitura dobrarem desde 2009. A oposição vê irregularidades nas terceirizações da empresa.

Especialistas ouvidos pela Folha aprovam o Voip. Para o professor de engenharia das telecomunicações da PUC-Campinas Omar Branquinho, a telefonia pelo sistema exige menos custos que a telefonia tradicional. Por isso, muitas empresas do setor já usam o tráfego de dados pela internet para completar as ligações entre telefones fixos.

Segundo Branquinho, não há prejuízo na qualidade da ligação pela internet.

O presidente da consultoria em telecomunicações Teleco, Eduardo Tude, afirma que a licença de telefonia não é difícil de ser conseguida. "É interesse da Anatel que tenham várias empresas operando telefonia fixa", diz.

E EU COM ISSO?

Apesar de a Coderp passar a operar telefonia pela internet entre os setores da prefeitura, não será possível, de início, a venda de linhas telefônicas para consumidores. Isso deve ocorrer apenas numa segunda fase do projeto de expansão, após autorização específica da Anatel, que ainda não foi emitida.

*

VOZ PELA INTERNET

O sistema Voip (voz por protocolo de internet, na sigla original em inglês) converte a voz dos usuários em pacotes de dados a serem transmitidos pela internet

Computador
É possível fazer uma "chamada telefônica" por meio do Voip utilizando dois computadores
O usuário pode ainda acoplar o aparelho telefônico ao computador para realizar as chamadas

Fixo e celular
Também é possível originar chamadas pelo computador para telefones fixos ou celulares. Nesses casos, é pago uma taxa às operadoras de telefonia

Linhas telefônicas
A licença da Anatel não permite que a Coderp gere e venda linhas de telefone neste momento. Toda a comunicação é feita com base no IP do computador, tipo de código que identifica cada máquina


Endereço da página:

Links no texto: