Folha de S. Paulo


Governo e município assinam convênio para restaurar obras de Portinari em Batatais

O governo de Estado e a Prefeitura de Batatais (352 km de São Paulo) assinam na tarde desta sexta-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, um convênio que prevê a liberação de R$ 374,7 mil para o restauro das 28 telas do pintor Candido Portinari (1903-62) na Matriz da cidade.

Os afrescos, que são tombados pelo município, Estado e União, estão submetidos a condições que põem em risco sua integridade desde 2003, como goteiras, infiltrações, ação de cupins e excesso de calor e luminosidade.

Em 7 de agosto deste ano, o Ministério Público ajuizou ação contra o Estado e o município pedindo que a Justiça determinasse, em caráter liminar, um prazo de 30 dias para que os órgãos apresentassem comprovantes com a contratação da empresa especializada para a realização dos trabalhos de restauração e conservação, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia de atraso.

Após a ação, Estado e município adequaram o cronograma e firmam nesta tarde o convênio que prevê o restauro.

Ao doar as telas à igreja, Portinari determinou que elas nunca saíssem do templo. Em razão da exigência, o restauro será feito na igreja.

A recuperação das obras deve ter duração máxima de 18 meses.

Segundo a prefeitura, o restauro deve começar até novembro.

Edson Silva-16.fev.2012/Folhapress
Mancha d´água no detalhe da tela "O Batismo", de Candido Portinari, na Igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde, de Batatais (SP)
Mancha d´água no detalhe da tela "O Batismo", de Candido Portinari, na Igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde, de Batatais (SP)

Endereço da página: