Folha de S. Paulo


Servidores fazem nova paralisação em Ribeirão; prefeitura afasta 4 comissionados

Funcionários da Secretaria da Infraestrutura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) fizeram nesta terça-feira (24) uma nova paralisação pedindo a demissão de funcionários que ocupam cargos de comissão.

O protesto cessou após a prefeitura determinar o afastamento de quatro comissionados.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão, Laerte Carlos Augusto, os funcionários voltaram aos trabalhos depois que o titular da pasta, o vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB), ter dito que seriam demitidos sete comissionados (quatro de empresas terceirizadas e três nomeados pela prefeitura).

De acordo com o sindicalista, Marinho também prometeu ajustar o cargo de seis trabalhadores concursados que exercem funções de chefia, mas que não recebem remuneração equivalente à de chefes.

Augusto afirmou que a paralisação ocorreu entre 7h e 10h e envolveu cem trabalhadores. A prefeitura confirmou a interrupção nas atividades, mas estima que 70 aderiram ao movimento.

Em nota, o município apontou que quatro comissionados foram afastados, não confirmando as sete demissões informadas pelo sindicalista. Não fez nenhuma menção aos supostos "ajustes" de cargos de servidores concursados que ocupam funções no comando de equipes.

A ação é mais uma deflagrada pelo sindicato, que na semana passada iniciou uma série de manifestações contra um pacote de medidas anunciadas pela prefeita Dárcy Vera (PSD) que atingiu, sobretudo, servidores.

O objetivo, de acordo com o município, é cortar gastos.


Endereço da página: