Folha de S. Paulo


Ribeirão veta estacionamento na av. Meira Júnior a partir de domingo

A Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) vai proibir o estacionamento de veículos a partir deste domingo nos dois sentidos da avenida Meira Júnior, no trecho entre a Francisco Junqueira e o complexo viário dr. Leão.

O objetivo é abrir uma terceira faixa para o trânsito, o que aumentaria a velocidade dos ônibus. A prefeitura estuda implantar a medida em outros pontos da cidade.

Desde o dia 2 está no site da prefeitura uma enquete com ruas e avenidas que poderiam sofrer a restrição. A população pode votar até o final deste mês.

O trecho que terá estacionamento proibido a partir de amanhã, porém, não faz parte da pesquisa on-line, mas já estava na programação de intervenções da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte de Ribeirão Preto).

A prefeitura ainda não informou como o resultado da enquete será utilizado. De acordo com a Transerp, o critério para a escolha dos locais será técnico.

Edson Silva/Folhapress
Avenida Meira Júnior, em Ribeirão Preto, onde a prefeitura vai proibir estacionamento para dar maior fluxo no trânsito
Avenida Meira Júnior, em Ribeirão Preto, onde a prefeitura vai proibir estacionamento para dar maior fluxo no trânsito

A avenida Meira Júnior recebe cerca de 2.400 veículos por hora nos períodos de maior movimento. A prefeitura calcula que, após a restrição, o número suba para 3.200 veículos.

A maioria dos 32 estabelecimentos comerciais do local da restrição possuem estacionamento próprio, ainda conforme a administração. A intervenção vai extinguir 35 vagas na avenida.

Ribeirão já proibiu o estacionamento na avenida Francisco Junqueira, em 2011.

Para o professor do departamento de engenharia de transportes da USP (Universidade de São Paulo) São Carlos Antônio Nelson Rodrigues da Silva, a medida é benéfica e já deveria ter sido adotada.

O docente cita o aumento da frota em Ribeirão Preto, que dobrou nos últimos dez anos. O número de veículos saltou de 230 mil, em 2003, para 462 mil, em 2013.

"Cada vez que se coloca mais um carro na rua, aumenta o tempo de deslocamento para todo o mundo", disse. "E o usuário do transporte coletivo é duplamente penalizado, pois além de enfrentar o congestionamento ainda paga a passagem."

TARIFA

Para o especialista, é benéfica a tendência nas grandes cidades de privilegiar o transporte público. Segundo ele, o aumento na velocidade dos ônibus pode até ajudar a baratear a tarifa.

"Com trânsito mais lento, é preciso aumentar a quantidade de ônibus para manter a frequência com que eles passam nos pontos."

Na região, a Prefeitura de Franca decidiu fazer o mesmo em 11 vias da região central e realocar 329 vagas daquela área da cidade.

Em Araraquara, foram eliminadas 150 vagas da alameda Paulista, uma das principais do município.

Em São Carlos, foi proibido estacionar em trechos da rua Major José Inácio e da avenida São Carlos e implantado um corredor exclusivo de ônibus na rua Bento Carlos.


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