Folha de S. Paulo


Daerp afasta comissionados e servidores encerram greve em Ribeirão

Depois de ameaça de greve e pressão dos servidores, o superintendente interino do Daerp (Departamento de Água e Esgoto), Marco Antonio dos Santos, anunciou nesta quinta-feira (19) que vai suspender temporariamente todos os funcionários comissionados que atuam na unidade da rua Pernambuco, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

A decisão coloca fim à greve iniciada hoje pelo sindicato dos servidores da cidade.

Prefeitura e servidores divergem, porém, sobre a quantidade de comissionados suspensos. O Daerp fala em retirar da função oito funcionários, mas o sindicato diz que precisam entregar os cargos 60 pessoas.

Se o acordo de desligamento dos comissionados não for cumprido, o sindicato ameaça organizar nova greve, dessa vez por tempo indeterminado.

Edson Silva/Folhapress
Servidores do Daerp durante assembleia com o superintendente interino Marco Antonio dos Santos, em Ribeirão Preto
Servidores do Daerp durante assembleia com o superintendente interino Marco Antonio dos Santos, em Ribeirão Preto

Logo no início da manhã, parte dos servidores aderiu à paralisação. Diversos veículos do Daerp, que fazem a manutenção de redes de água e esgoto, nem saíram do pátio.

A greve de um dia foi organizada pelo sindicato como protesto pelo pacote de cortes orçamentários, principalmente com o funcionalismo, anunciados pela prefeita Dárcy Vera (PSD) na última terça-feira (17).

Entre as ações, estão a limitação de horas extras aos servidores e a proibição de substituir alguns comissionados. A ideia é economizar R$ 12 milhões até o fim do ano.

O plano foi chamado em documento do sindicato de "medidas da maldade".

Segundo a prefeitura, paralisaram cerca de cem funcionários. Já o sindicato estima que 500 cruzaram os braços.


Endereço da página:

Links no texto: