Folha de S. Paulo


Câmara abre CEI para investigar gestão do prefeito de Araraquara (SP)

A Câmara de Araraquara (273 km de São Paulo) instaurou uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar a suspeita de corrupção em secretarias da administração do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), reveladas pela operação da Polícia Federal que prendeu em agosto o então vereador Ronaldo Napeloso (DEM) e quatro servidores municipais.

O presidente da Câmara, João Farias (PRB), afirmou que irá publicar a nomeação dos membros da comissão na próxima segunda-feira (9). A CEI será composta por cinco vereadores. Faria é um dos signatários do pedido.

O requerimento para a instalação da comissão foi protocolado na Câmara na tarde desta sexta-feira (6), com as seis assinaturas exigidas pelo regimento interno da Casa. Araraquara possui 18 vereadores.

Assinaram o pedido de investigação, além do presidente, os vereadores Geisy Sabonete (PSDB), Rodrigo Buchechinha (PR), Édio Lopes (PT), Donizete Simioni (PT) e Gabriela Palombo (PT).

Os três vereadores do PT, que são também a bancada de oposição, pedem a CEI desde 13 de agosto. Mas conseguiram as outras três assinaturas após rupturas na base do governo, e depois de um acordo para mudar o teor do requerimento e definir alvos específicos para a investigação.

Protestos de diversos setores da sociedade também vinham atrapalhando o andamento das sessões na Câmara. Segundo Farias, ao menos cinco das últimas sessões (que ocorrem todas as terças) foram interrompidas por manifestantes. Uma delas chegou a ser encerrada por causa dos protestos no plenário.

Segundo Farias, a CEI vai investigar as suspeitas de corrupção na cessão de terrenos e concessão de alvarás a empresas pela Secretaria de Desenvolvimento, e a suposta fraude a programas do governo federal para a compra de alimentos de pequenos produtores rurais, na Secretaria da Agricultura.

A composição da comissão ainda não está definida, mas irá respeitar a proporção do tamanho das bancadas na Câmara, disse Farias.

Autor do primeiro pedido de CEI, o vereador Édio Lopes disse que o partido vai pedir para ocupar a presidência ou a relatoria da comissão. "É importante dar uma resposta à sociedade. "Vamos convocar até o prefeito se for o caso", disse Lopes.


Endereço da página: