Folha de S. Paulo


É precoce rever contrato de ônibus de Ribeirão Preto agora, diz Transerp

Embora o consórcio Pró-Urbano, responsável pelo transporte público em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), esteja recebendo menos que o previsto no edital de concessão do serviço, é cedo para ser feito um estudo de reequilíbrio econômico-financeiro.

A afirmação é do superintendente da Transerp (gestora do trânsito), William Latuf, que contesta o argumento do consórcio de que o lucro abaixo do previsto faz com que as empresas de ônibus deixem de cumprir o contrato.

Segundo o superintendente da Transerp, o Pró-Urbano deixou de cumprir o prazo para a entrega de 17 itens entre os investimentos exigidos.

"Qualquer estudo de reequilíbrio financeiro [do contrato] é muito precoce", disse Latuf. "O próprio consórcio prevê prejuízo nos primeiros nove semestres por conta dos investimentos", afirmou.

Edson Silva/Folhapress
Ônibus do consórcio Pró-Urbano circulam no centro de Ribeirão Preto (SP); disputa por maior receita com exploração do serviço
Ônibus do consórcio Pró-Urbano circulam no centro de Ribeirão Preto (SP); disputa por maior receita com exploração do serviço

Ele disse, no entanto, que a Transerp não possui as informações sobre os custos do sistema. O fornecimento de relatórios contábeis à prefeitura é uma exigência do contrato, em vigor desde 2012.

A Transerp informou que "oportunamente" fará levantamento para avaliar o equilíbrio econômico-financeiro.

Desde janeiro o consórcio pede à prefeitura o reajuste da tarifa e a revisão dos investimentos. O consórcio diz que a estimativa do número de passageiros à época da licitação foi superestimada e que a operação do sistema não gera o lucro esperado.

Para o Pró-Urbano, o Resultado Operacional Bruto --receita menos custos operacionais-- é de somente 10% do previsto no contrato.


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