Folha de S. Paulo


Em Ribeirão Preto (SP), 42 pessoas têm bens furtados todos os dias

Todos os dias, 42 moradores ou visitantes de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) têm algum bem furtado na cidade. É o que aponta a estatística oficial do Estado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgada nesta segunda-feira (26).

De acordo com o governo, a cidade registrou 8.931 furtos de janeiro a julho deste ano. No mesmo período de 2012, foram 7.895 ocorrências do tipo. Ribeirão também teve crescimento no número de roubos --de 2.759 para 2.921.

Assim, o município soma quase metade das ocorrências de roubos registradas nas 93 cidades que compõem o Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), responsável pela região.

Segundo João Osinski Júnior, diretor do departamento, cerca de 30% das ocorrências de furto e roubo são solucionadas.

Além dos assaltos, Ribeirão também viu crescer, neste ano, os números de homicídios, tentativas de homicídio e de estupros.

Osinski Júnior disse que das 36 ocorrências de homicídios registradas em Ribeirão, ao menos 14 casos foram esclarecidos. Os demais seguem em investigação pelas equipes.

As tentativas de homicídio tiveram um aumento considerado (mais de 60%). Passaram de 33 para 53. Segundo Osinski Júnior, porém, 70% dos casos, quando chegam ao fórum, são denunciadas como lesão corporal.

Editoria de Arte/Folhapress

'QUESTÃO SOCIAL'

Sobre os casos de estupro, que passaram de 56 para 65, o diretor do departamento afirmou que a maior parte deles estão mais ligados a um "problema social", pois envolvem pessoas do convívio da suposta vítima.

"Essa é uma questão mais social do que policial. Cerca de 90% dos boletins de ocorrência que chegam até nós [de estupro], o agressor é conhecido da família", disse Osinski.

Já nas 93 cidades do Deinter-3, foram 155 homicídios neste, ante os 157 no mesmo período de 2012.

A prevenção de crimes cabe à Polícia Militar. Procurada, a PM não respondeu questões feitas pela reportagem da Folha sobre o assunto até as 20h.


Endereço da página: