Folha de S. Paulo


Suspeito de cometer corrupção na Prefeitura de Araraquara (SP), vereador renuncia

Suspeito de crimes eleitorais e administrativos na Prefeitura de Araraquara (273 km de São Paulo), o vereador e ex-secretário da Agricultura Ronaldo Napeloso (DEM) renunciou ao mandato nesta sexta-feira (16).

A carta com o pedido de renúncia foi entregue à Câmara por volta do meio-dia. Às 15h, o vereador fez um pronunciamento em um hotel da cidade.

Napeloso se disse inocente, mas não comentou as suspeitas levantadas pelo polícia de um suposto esquema de corrupção em duas secretarias do governo Marcelo Barbieri (PMDB).

Com a renúncia, a Câmara arquivou o processo contra o vereador aberto pelo Conselho de Ética. Napeloso renunciou antes de ser oficialmente notificado do processo. Por isso, o Legislativo encerrou o caso no conselho.

Segundo a Polícia Federal, há indícios de fraude a um programa do governo federal na Secretaria da Agricultura com o uso de laranjas no fornecimento de alimentos à prefeitura. Napeloso foi o titular da pasta no primeiro governo Barbieri (2009-12).

Já na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, a polícia diz ter encontrado indícios de cobrança de propina para a cessão de áreas públicas para a instalação de empresas e para a concessão de alvarás.

Napeloso estava preso desde o dia 6, e foi solto por um habeas corpus na noite desta quinta-feira (15).

Também foram presas durante a operação três ex-coordenadores da Prefeitura de Araraquara e uma assessora do vereador. Todos foram libertados na noite de ontem e negam envolvimento no suposto esquema.

Dois dos ex-integrantes do governo Barbieri foram demitidos pela prefeitura --um deles, a pedido da Justiça. O outro pediu para sair da administração.

A Prefeitura de Araraquara informou que ajuda nas investigações.


Endereço da página:

Links no texto: