Folha de S. Paulo


Passeata de sindicalistas faz comércio fechar lojas em Ribeirão (SP)

A passeata organizada por sindicatos fez o comércio do centro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) fechar as portas na tarde desta quinta-feira (11).

O evento, que faz parte do Dia Nacional de Lutas, começou na esplanada do Theatro Pedro 2º, seguiu até a prefeitura da cidade e estava em frente à Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) por volta das 17h10.

Ao menos dez lojas da rua São Sebastião, entre a Visconde de Inhaúma e Tibiriçá, anteciparam o fechamento dos estabelecimentos por causa do protesto. Diariamente, encerram as atividades às 18h.

Na prefeitura, o grupo de sindicalistas entregou uma carta de reivindicações ao secretário Layr Luchesi Junior (Casa Civil). Entre elas, está o pedido de criação das secretarias de Emprego e Renda e Indústria e Comércio.

A criação da Secretaria de Emprego é uma reivindicação do PC do B, um dos 16 partidos aliados da prefeita Dárcy Vera (PSD). Alguns dos integrantes do sindicato dos servidores são do PC do B.

O ato, pacífico, conta com cerca de 300 pessoas e deve continuar com a passeata até a Câmara Municipal.

A manifestação foi organizada por entidades como a Força Sindical, CUT, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e UGT (União Geral dos Trabalhadores). (LUÍS FERNANDO WILTEMBURG)


Endereço da página: