Folha de S. Paulo


Uberaba lidera o número de mortes por dengue em Minas Gerais

Uberaba (471 km de Belo Horizonte) tem o maior número de mortes causadas por dengue em Minas Gerais neste ano.

Com mais dois casos confirmados na última semana, o município registra 19 pacientes mortos devido a complicações da doença em 2013. Em todo o Estado, 86 mortes por dengue foram comprovadas até a semana passada.

Conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas, Uberaba não só encabeça a lista como a situação é muito pior que a enfrentada por outras localidades.

Belo Horizonte está em segundo lugar, com sete mortes. Em seguida, surgem Teófilo Otoni, com cinco, e Sete Lagoas, com quatro mortes.

Com o dobro de habitantes, Uberlândia, também no Triângulo Mineiro, tem dois óbitos registrados.

Em 2013, Uberaba já registrou mais mortes por dengue do que em 2006, quando o município enfrentou outra epidemia da doença. Na época, foram confirmadas três mortes.

Até então, o município não havia ultrapassado este patamar, conforme os dados epidemiológicos dos últimos seis anos da Secretaria da Saúde.

O secretário da Saúde, Fahim Sawan, afirmou atribuir a alta incidência de dengue, entre outros fatores, ao deficit de leitos hospitalares.

Além disso, aponta a lentidão para conseguir internar pacientes, o que pode ter causado complicações em alguns casos.

No entanto ele afirma que a situação está "controlada", pois o risco de transmissão da dengue diminui com o tempo frio.

As duas mortes confirmadas na última semana se referem a casos de abril, cujos resultados dos exames chegaram apenas neste mês.


Endereço da página: