Folha de S. Paulo


Promotoria abre inquérito para investigar dengue em Barretos (SP)

O Ministério Público de Barretos (423 km de São Paulo) instaurou um inquérito civil para apurar as causas da epidemia de dengue que atinge a cidade neste ano.

De acordo com informações da Promotoria, o procedimento foi instaurado no dia 6 de junho para "verificar as medidas que estão sendo adotadas para a contenção da epidemia de dengue em 2013 e quais providências serão tomadas para evitar uma nova epidemia no ano que vem."

O promotor Flávio Okamoto já notificou a Secretaria da Saúde e o DRS (Departamento Regional de Saúde) para que ambos informem as ações organizadas para conter o avanço da doença.

Até a última sexta-feira (14), a prefeitura havia registrado 4.232 casos de dengue.

O secretário da Saúde de Barretos, Alexander Stafy Franco, disse que o município elaborou um plano contra a dengue. "Todas as informações foram encaminhadas ao Ministério Público", afirma.

Ele afirmou que a prefeitura reforçou o número de agentes de Controles de Vetores, aumentou a quantidade de veículos para recolher entulhos e lixo em terrenos abandonados, e intensificou também as orientações para os moradores da cidade.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que, por meio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), ofereceu suporte capacitando pessoal para ações de combate ao mosquito transmissor da doença.

"No final do ano passado, a secretariaconvocou secretários de saúde de 13 municípios [acima de 60 mil habitantes] com indicativo de transmissão da doença com o objetivo de alinhar ações de prevenção e combate à dengue", cita a nota da pasta.

O Estado aponta ainda que houve um intensivo trabalho de comunicação com a população paulista por meio da distribuição de folders e cartazes, mensagens em rádio, TVs e outdoors.


Endereço da página: