Folha de S. Paulo


Dárcy nega que negociará aumento da tarifa do transporte neste ano

A prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), garantiu na manhã desta terça-feira (11), no Palácio Rio Branco, que não haverá aumento na tarifa do transporte público neste ano.

Questionada sobre a possibilidade do reajuste no passe de ônibus, a prefeita mostrou irritação aos repórteres que foram cobrir a reunião para tratar de outro assunto: a organização de evento na cidade com a presença de ministros na próxima quinta-feira (13).

"Mas quantas vezes eu vou ter que falar? Você quer que grave, que deixe gravado que não terá aumento? Então, pode gravar. Está [no contrato] na concessão. Não existe aumento de tarifa neste ano, esquece. Só haverá reajuste da tarifa em julho de 2014", disse Dárcy.

Nesta terça-feira (11), o jornal "A Cidade" publicou reportagem informando que o consórcio Pró-Urbano está negociando um aumento no valor da passagem.

A prefeita negou que haja qualquer tipo de negociação. "Desculpe. Vou te dizer uma coisa: está havendo alguma confusão. Em nenhum momento me reuni com o Pró-Urbano [que venceu a licitação para explorar o transporte coletivo em Ribeirão] para falar sobre tarifa. E não vou me reunir. Só no ano que vem", afirmou a prefeita.

Ela relata que a data-base para aumento de tarifa é o mês de julho, em todos os anos, a partir de 2014.

Ela também negou que o consórcio tenha pedido aumento da tarifa. "Não teve reunião sobre isso [para tratar do reajuste]. Vocês [imprensa] estão requentando um assunto que não tem nada a ver. Não houve reunião. Não houve nada isso", disse.

De acordo com o jornal "A Cidade", Luiz Gustavo Viana --sócio-diretor da empresa Transcorp, uma das empresas que integram o consórcio--, disse que o valor atual da tarifa deveria ser de R$ 3,40 --hoje, custa R$ 2,90. Ele alega "desequilíbrio financeiro".

A Folha não conseguiu falar com o diretor da empresa.


Endereço da página:

Links no texto: