Folha de S. Paulo


Multas em Araraquara (SP) crescem quase 50%

Excesso de velocidade, estacionamento irregular e uso de celular ao volante são as principais irregularidades cometidas pelos motoristas infratores de Araraquara (273 km de São Paulo) que fizeram o número de multas crescer 47,8% nos quatro primeiros meses deste ano em comparação a igual período de 2012 na cidade.

Terceira maior cidade da região de Ribeirão Preto (313 km de SP), a cidade registrou 14.523 multas no ano passado ante 21.470 no mesmo período de 2013, segundo a prefeitura.

O aumento no número de infrações também fez surgirem casos de desacato às autoridades após aplicação de multas. Segundo a Polícia Civil, são ao menos oito boletins de ocorrências com esse registro nos cinco primeiros meses deste ano.

Silva Junior/Folhapress
Carros estacionados na região central de Araraquara; multas de trânsito na cidade cresceram 47,8% neste ano
Carros estacionados na região central de Araraquara; multas de trânsito na cidade cresceram 47,8% neste ano

Segundo o coordenador de mobilidade urbana e vice-prefeito do município, Antonio Clóvis Pinto Ferraz, o aumento se deu por dois fatores: maior rigor na avaliação das multas e inclusão de carros oficiais na lista dos veículos que recebem infrações.

Autuações de infrações média e leve deixaram de ser transformadas em advertência -agora são multas.

Ferraz disse que os 40 agentes de trânsito passaram por um processo de readequação. "Eles estão fiscalizando mais o trânsito e preenchendo melhor os talões de autuações, que resultam ou não nas multas."

A média de multa aplicada em Araraquara é de 43 para cada grupo de cem veículos, segundo Ferras. Já em São Paulo são 109. "Dados nacionais mostram que para cada cem multas aplicadas, um acidente é evitado. E a cada mil multas, evita-se uma morte", disse o coordenador.

O escrivão de polícia José Aparecido Zanelato, 58, foi um dos 21.470 motoristas multados na cidade.

Foi em frente à delegacia onde trabalha. Ele tentou recorrer, mas não teve jeito. "A prefeitura está indeferindo todos os pedidos."

Além dos agentes de trânsito, a cidade é monitorada por quatro radares, sendo dois fixos e dois estáticos.

FISCALIZAÇÃO INTENSA

Para o especialista de trânsito e professor da USP José Bernardes Felex, a fiscalização em Araraquara está mais eficaz. "Com a frota maior, a melhora na fiscalização leva ao aumento de multas."

Felex disse que limitar tolerância aos motoristas é um ponto positivo da administração. "A qualidade do transporte urbano também tem melhorado. Está existindo uma certa humanização da circulação de veículos com processos mais educativos."


Endereço da página: