Folha de S. Paulo


Queima da cana durante o dia está proibida em SP a partir deste sábado

A queima da palha da cana-de-açúcar estará proibida durante o dia a partir deste sábado (1º) em todo o Estado de São Paulo. A regra vale até o dia 30 de novembro, de acordo com resolução publicada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A proibição é adotada anualmente pela pasta nessa época, pois, em razão do período de estiagem, a qualidade do ar fica mais comprometida.

Segundo o texto da resolução, a queima da palha da cana fica proibida das 6h às 20h.

O veto poderá ser ampliado para o período noturno sempre que a umidade do ar de determinada região ficar abaixo de 20%.

Silva Júnior - 17.ago.11/Folhapress
Queimada de cana-de-açúcar em lavoura de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, na safra 2011/2012
Queimada de cana-de-açúcar em lavoura de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, na safra 2011/2012

A palha da cana é queimada para facilitar o processo de colheita manual. A prática não é adotada quando a colheita ocorre com o uso de máquinas.

FIM DA QUEIMA

Acordo assinado entre o governo paulista e o setor sucroalcooleiro prevê que até 2014 seja extinto o uso do fogo nos canaviais em áreas planas, onde é possível mecanizar a colheita.

Como a Folha publicou no início de maio, a região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), uma das principais produtoras no país, foi a segunda que mais queimou cana no Estado na safra passada.

O índice de mecanização da região de Ribeirão ficou em 64,7% da cana colhida, abaixo da média estadual, que foi de 72,6%.

Quando se avalia os canaviais de propriedade das usinas --sem incluir o cultivo feito por terceiros-- o índice de mecanização da região de Ribeirão sobe para 94%, segundo dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).


Endereço da página:

Links no texto: