Folha de S. Paulo


Contra gripe, pai-nosso de mão dada é vetado durante missas

O receio de transmissão da gripe H1N1 levou dioceses do interior paulista a mudar rituais na liturgia católica.

Enquanto o frio persistir, o clero manterá suspenso o abraço da paz de Cristo, a oração do pai-nosso feita de mãos dadas e a entrega da hóstia na boca em algumas cidades como Aparecida, Taubaté e Franca. Em São Paulo, as medidas não foram adotadas pela igreja.

O Estado concentra 90% das mortes por H1N1 do país --55 dos 61 óbitos. O vírus é transmitido pela saliva e secreções e se propaga com mais facilidade no frio.

Edson Silva/Folhapress
Fiéis rezam o pai-nosso sem dar as mãos na catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Franca
Fiéis rezam o pai-nosso sem dar as mãos na catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Franca

No Santuário Nacional de Aparecida, que recebe até 200 mil romeiros por final de semana, as orientações são dadas antes das missas e passaram a ser adotadas no dia 21.

"O santuário é um pouco mais abafado e recebe gente do Brasil todo, inclusive de locais com ocorrência mais frequente de H1N1", disse o prefeito do santuário, João Batista de Viveiros.

A maior preocupação, porém, é a entrega da hóstia na boca. Evitar o contato da mão do padre com a saliva de várias pessoas é prioridade.

Apesar da aceitação das regras, Viveiros conta que já houve o caso de uma religiosa que expôs um vídeo na internet em protesto.

Edson Silva/Folhapress
O monsenhor José Geraldo Segantin, pároco da Catedral de Franca, durante a comunhão sem que haja entrega da hóstia na boca
O monsenhor José Geraldo Segantin, pároco da Catedral de Franca, durante a comunhão sem que haja entrega da hóstia na boca

Em Taubaté, também no vale do Paraíba, até o ofertório --quando o pão e o vinho são levados em procissão ao altar--, foi suspenso. A cidade confirmou nesta semana a quarta morte por H1N1.

Na diocese da cidade, o monsenhor Irineu Batista da Silva disse que agora o ofertório fica no altar. Os folhetos que auxiliam os fiéis a acompanhar as diversas missas do dia foram suspensos.

Em Franca, que confirmou o primeiro caso de H1N1 na última terça-feira, a mudança divide fiéis. Andréa Randi Nascimento concorda com as regras. "O que sinto pelo próximo é de coração e não precisa do gesto", afirmou.

A aposentada Maria Antonio Bahia, 67, discorda. "Quando se tem fé, nenhuma enfermidade te pega."


Endereço da página:

Links no texto: