Folha de S. Paulo


Desaparecida há 3 dias, criança sobrevive no meio de mata em Minas

Depois de ter ficado desaparecida por mais de três dias, uma criança de um ano e dez meses foi localizada no meio de uma mata de uma fazenda de Araguari (568 km de Belo Horizonte).

Pablo Lucas Pereira dos Santos foi achado na manhã desta segunda-feira (13) pelo produtor rural Antônio Fernandes Carrijo, 63, vizinho da propriedade onde mora a criança, na cidade do Triângulo Mineiro.

O menino, desaparecido desde a última quinta-feira (9), estava numa grota (depressão) da fazenda Macaúba, em área de difícil acesso, a cerca de 500 metros de onde desapareceu.

O local já havia sido vasculhado pela Polícia Militar com cães farejadores, bombeiros e exército, sem resultado nas buscas.

"Deve ter sido instinto de sobrevivência ela ter entrado naquela fenda, pois as noites têm sido muito frias nesta região, especialmente nas matas", disse o tenente Silvio Monteiro Tabaco, da PM de Araguari, que foi acionado por Carrijo para fazer o resgate do bebê.

O produtor rural contou que estranhou o comportamentos de seus cães, que latiam e corriam para um trecho de difícil acesso, onde estava a criança. Ao se aproximar, viu o pequeno Pablo imóvel num pequeno buraco.

O menino é filho de um casal de funcionários de uma fazenda de Araguari. Antes de desaparecer, Pablo estava próximo a seus pais quando se afastou sem que eles notassem.

A mãe, Ana Patrícia dos Santos Lucena, lavava roupas, e o pai, Cícero Paulo Pereira de Souza, estava no curral, a poucos metros da casa, cuidando da criação.

Ao se darem conta de que ela se afastara de ambos, saíram à procura e não a encontraram em toda a propriedade, que fica a cerca de 10 km do centro de Araguari.

Durante todo o tempo em que ficou desaparecido, o menino foi procurado, seus rastros chegaram a ser localizados perto da porteira que fica entre um cafezal e outras fazendas, mas só na manhã desta segunda-feira foi localizado.

Encaminhado ao pronto-socorro municipal de Araguari, Pablo apresentava desidratação e hipotermia, mas estava lúcido e não tinha nenhum sinal de ter sofrido violência física na tarde desta segunda-feira.

Estava com as mesmas roupas desde quinta-feira. Como foi achado próximo a uma nascente, o menino deve ter tomado ao menos um pouco de água, suficiente para mantê-lo vivo durante esse período.

Considerado muito ativo e esperto para a pouca idade, Pablo deverá ter alta ainda hoje, segundo o médico Sérgio de Abreu que o atende.


Endereço da página: