Folha de S. Paulo


Em Uberaba, Dilma foca discurso em projetos de apoio à pecuária

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a ampliação de projetos de apoio à pecuária durante a abertura da Expozebu, principal feira do setor, na manhã desta sexta-feira (3), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Em um discurso voltado principalmente aos pecuaristas, Dilma disse que haverá ampliação de projetos e inclusão de novos financiamentos no Plano Agrícola 2013, que será divulgado pelo Ministério da Agricultura no fim deste mês.

Entre os anúncios, pontuou a ampliação de apoio para a compra de matrizes bovinas reprodutoras e também para a recuperação de pastagens.

"Sabemos que hoje há 30 milhões de hectares de pastagens degradadas que precisam ser recuperadas", afirmou a presidente.

Outro ponto a ser ampliado no plano agrícola será voltado para o melhoramento genético dos rebanhos.

Além disso, a presidente disse que o plano terá espaço para investimentos na área de assistência técnica. Para isso, segundo ela, será criada uma Agência de Extensão Rural.

Após as vaias que Dilma sofreu de ruralistas em Campo Grande (MS) na última segunda-feira (29), desta vez, em Uberaba, a presidente praticamente não foi cobrada por representantes do setor.

Eduardo Biagi, presidente da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), entidade que organiza a Expozebu, disse que o dia não era para falar de preocupações.

"Queremos olhar para a frente e ser otimistas", afirmou o pecuarista.

AÉCIO

Durante a abertura da Expozebu, Dilma e o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, chegaram a compartilhar o mesmo palanque.

No entanto, o senador tucano, que nos últimos dias vem criticando o aumento da inflação no país, não discursou -- nem sequer ouviu a fala de Dilma, já que ele deixou o palanque pouco depois do início da solenidade.

O ex-presidente Lula, que também era esperado na abertura da feira, não apareceu.

A expectativa é que Dilma, Lula e Aécio se reencontrem na tarde desta sexta em um almoço em Uberaba oferecido pelo empresário Jonas Barcelos, dono de um dos maiores rebanhos bovinos no país.


Endereço da página:

Links no texto: