Folha de S. Paulo


Kassab vê com naturalidade 'desejo' de Lula por candidatura do PT em SP

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, diz que vê com naturalidade as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma possível aliança com o PT para a disputa do governo de São Paulo.

Ele se referiu à afirmação de Lula defendendo ainda a candidatura do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, como possível nome para concorrer ao governo paulista.

O ex-presidente petista defendeu uma ampla aliança, com a participação do PMDB, PTB, o PSD e o PRB, de Celso Russomanno.

Em Uberaba, na noite desta quinta-feira, Kassab afirmou, no entanto, que o PSD trabalha neste momento pela candidatura própria. Ele mesmo se colocou como um nome para disputar o governo em 2014, "caso o partido entenda dessa maneira".

O ex-prefeito participou de um jantar com políticos em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O senador Aécio Neves, possível candidato tucano à Presidência, também era guardado.

"Sabendo que há esse sentimento forte no partido [PSD] de encaminhamento com a candidatura da presidente Dilma, vejo com naturalidade ele [presidente Lula] abordar essa questão dizendo que gostaria muito de que houvesse essa aliança em São Paulo", disse Kassab.

"Ele [o ex-presidente] ainda está trabalhando sob hipóteses, mas tem legitimidade a linha de raciocínio dele."

Sobre o jantar do qual participaria ao lado de Aécio, Kassab disse não haver constrangimento na proximidade com o tucano, ainda que o PSD caminhe para fechar apoio à reeleição de Dilma.

O anfitrião do jantar foi o deputado federal Marcos Montes (PSD), aliado de Aécio em Minas. O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), também participaria do encontro.

'RESISTENCIA'

Em Minas, os próprios integrantes do PSD já apontam a consolidação de uma postura diferente da que o partido vai tomar na esfera nacional.

Montes afirma que a sigla deve mesmo apoiar Aécio, na contramão da aliança nacional com Dilma.

"O presidente Kassab está consultando os Estados e a maioria está optando por caminhar com a Dilma. Eu sou, aqui em Minas Gerais, uma resistência a isso. Tento fazer com que o PSD de Minas caminhe com o Aécio, é um mineiro, e o Kassab entende isso perfeitamente", afirmou o deputado.

O jantar oferecido por Montes a políticos já é tradicional e acontece sempre na noite que antecede a abertura da Expozebu, feira pecuária que ocorre em Uberaba e da qual a presidente Dilma Rousseff (PT) deve participar nesta sexta-feira (3).


Endereço da página:

Links no texto: