Folha de S. Paulo


Ambulância do Samu quebra e bebê de três meses morre no interior de SP

Um bebê de três meses morreu após a ambulância em que estava quebrar na noite de terça-feira (23) na rodovia Antônio Machado Sant'Anna, próximo a Araraquara (273 km de São Paulo).

A criança era levada a Boa Esperança do Sul (301 km de São Paulo), cidade dos pais, após ter recebido alta no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde tratou de uma pneumonia.

Após o problema na ambulância, o bebê ficou sem respiradouro por mais de uma hora --período em que aguardou a chegada de outro veículo hospitalar.

Dieicon da Silva Amorim, 19, pai da criança, disse que, inicialmente, foram feitos pedidos de socorro para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araraquara.

O resgate, no entanto, foi negado porque só haveria uma ambulância com UTI na cidade.

"O Samu disse que, se fosse até a gente, não teria como atender em Araraquara", disse Amorim.

Uma outra ambulância de Boa Esperança do Sul foi acionada e chegou ao local uma hora depois. A criança foi levada até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Araraquara, onde morreu.

"Vou esperar as investigações serem concluídas para ver o que vou fazer. Acho que também teve erro do HC porque se a menina estivesse boa mesmo, não teria morrido", afirmou Amorim.

Em nota, a Secretaria da Saúde de Araraquara informou que teve acesso às gravações do contato do motorista com o Samu e que, na análise preliminar, não constatou erro na conduta do Samu.

Já o HC de Ribeirão Preto, também por meio da sua assessoria, informou que está investigando o atendimento dado ao bebê.


Endereço da página: