Folha de S. Paulo


Para inibir funk, PM usa bomba e balas de borracha; 10 são detidos

Policiais militares entraram em confronto na noite deste domingo (21) com pessoas que iam participar de uma festa de funk ao ar livre em um bairro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Dez pessoas envolvidas na confusão foram detidas, entre elas dois menores.

Conforme a Folha revelou ontem, uma festa no Paulo Gomes Romeo, periferia da cidade, chega a reunir 500 pessoas aos domingos. A cena lembra os famosos bailes funk do Rio de Janeiro.

A PM realizou uma operação neste domingo, que começou às 19h, para inibir a aglomeração de pessoas e, consequentemente, o baile. A ação envolveu a participação de 30 policiais e dez veículos, incluindo três equipes da Força Tática.

Por volta das 23h, a multidão que se aglomerou no bairro para o evento começou a atirar pedras, pedaços de pau e garrafas nos policiais, conforme a PM.

Um dos objetos lançados atingiu o capacete de um policial. Ninguém ficou ferido.

Para dispersar o grupo, a PM usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Cerca de 300 pessoas que estavam nas imediações correram. Na ação, os participantes da festa começaram a correr e tentaram fugir passando pela área comum de prédios num condomínio vizinho.

Por resistência à prisão, dez foram levados para a Central de Flagrante. Eles prestaram depoimentos e foram liberados em seguida. Ninguém permaneceu detido.

Tráfico de drogas, "rachas" e manobras arriscadas com motos, além de outras crianças com bicicletas no meio da confusão, fazem parte do cenário do ritual (nome que se dá ao baile funk), que acontece todos os domingos há cerca de quatro meses.

Ao empinarem as motos, os rapazes quase encostam suas cabeças no chão. Também correm com o veículo no meio da multidão e passam rente a crianças.

De um dos prédios do condomínio Wilson Toni, que fica em frente à rua Maria Celina Bin Rosa, a Folha acompanhou a movimentação por mais de três horas no dia 14.

Meninas, adolescentes e jovens dançam músicas como "Senta na Cabecinha" e "Danada Vem que Vem". Exibem sensualidade --muitas usam short curto ou roupa colada.

A reportagem também passou pelo meio do baile e sentiu o cheiro de maconha. Não viu nenhum carro da PM nem da Guarda Municipal, apesar de os moradores afirmarem que pediram ajuda.

A polícia informou que não foi ao local no dia em que a reportagem esteve no bairro porque não havia recebido nenhum chamado.

Edson Silva/Folhapress
Rua no bairro Paulo Gomes Romeo, em Ribeirão Preto, que reuniu cerca de 500 pessoas num domingo para um baile funk ao ar livre
Rua no bairro Paulo Gomes Romeo, em Ribeirão Preto, que reuniu cerca de 500 pessoas num domingo para um baile funk ao ar livre

Endereço da página:

Links no texto: