Folha de S. Paulo


TRE manda vereador Walter Gomes devolver dinheiro de campanha

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) mandou o vereador Walter Gomes (PR) devolver R$ 150 mil arrecadados durante a campanha eleitoral de 2010, quando o parlamentar se candidatou a deputado estadual.

Ele já recorreu da decisão, do juiz Paulo Hamilton, em acórdão publicado em 11 de abril.

A quantia, gasta em campanha, foi doada pelas empresas Cometa e Leão Leão, consideradas fontes vedadas de arrecadação por serem concessionárias de serviços públicos.

Além das doações irregulares, outros sete itens foram responsáveis pela reprovação das contas de Gomes. O TRE considerou, por exemplo, que o parlamentar efetuou pagamentos com recursos não transitados em conta de campanha, além de não ter quitado parte da dívida eleitoral.

Também há irregularidades, segundo o TRE, com relação à data de abertura da conta bancária, que teria ultrapassado o prazo de dez dias estipulados em lei.

O recurso de Gomes foi apresentado na última segunda-feira (15). À Folha o vereador disse que foi a quarta vez que a Cometa doou para sua campanha. "Nunca deu problema antes. Tenho certeza que vou ganhar [o processo]", disse.

Procurada, a Cometa não respondeu às solicitações da Folha.

Já a Leão Leão informou que, como houve mudanças no comando administrativo da empresa em janeiro deste ano, não poderá comentar o caso.


Endereço da página: