Folha de S. Paulo


Petista Newton Lima fecha seu escritório político em Ribeirão Preto (SP)

O deputado federal Newton Lima (PT) desativou no mês passado o escritório político que mantinha em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). O petista havia inaugurado sua unidade de atendimento no centro da cidade em 2011.

Ex-prefeito de São Carlos (232 km de São Paulo), onde sempre teve sua base eleitoral, o parlamentar não quis falar com a reportagem sobre o fechamento do escritório político, mas confirmou o fim das operações do espaço por meio de sua assessoria de imprensa. A medida foi tomada, de acordo com ele, por economia de recursos.

Edson Silva- 22.ago.2012/Folhapress
Newton Lima (de óculos) acompanha o candidato de seu partido, o petista João Gandini, durante debate nas eleições de 2012
Newton Lima (de óculos) acompanha o candidato de seu partido, o petista João Gandini, durante debate nas eleições de 2012

Quando se estabeleceu em Ribeirão, a intenção de Lima era aumentar a representatividade do PT na cidade, já que o ex-ministro Antonio Palocci Filho, principal nome local do partido, havia deixado Ribeirão para morar na capital paulista.

Ex-prefeito de Ribeirão (1993-96 e 2001-2002), Palocci nasceu na cidade e também se elegeu deputado federal duas vezes - em 1998 e 2006.

No entanto, em 2010, Palocci não disputou uma nova vaga em Brasília, o que deixou Ribeirão sem nenhum candidato local a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Além disso, Lima argumentava que Ribeirão tem apenas um deputado federal: o tucano Duarte Nogueira.

Antes mesmo de inaugurar o escritório em Ribeirão, Lima já havia comparecido a eventos importantes realizados na cidade. Esteve em aberturas da Agrishow e na Feira Nacional do Livro.

No ano passado, participou ativamente da campanha de João Gandini (PT) à Prefeitura de Ribeirão Preto, e no segundo turno esteve ao lado da prefeita Dárcy Vera (PSD), que buscava a reeleição e havia recebido apoio petista na reta final da disputa.

'SEM PREJUÍZO'

Apesar do fechamento do escritório, o deputado afirma, em nota, que não haverá prejuízo aos atendimentos no município. "A população em nenhum momento foi ou será prejudicada", diz a assessoria. "O escritório do PT municipal é o local de referência para os atendimentos."

Na região, Lima passa a atender apenas em seu escritório de São Carlos, cidade administrada por ele entre 2001 e 2008. Lá, mesmo quando abriu sua representação em Ribeirão, o escritório foi mantido.

O presidente do diretório municipal do PT em Ribeirão, Pedro Jesus Sampaio, o Pedrinho, também afirma que os atendimentos estão sendo realizados normalmente na sede que o partido mantém em Ribeirão Preto.

"Nosso espaço é bem amplo. É até melhor que tudo seja feito lá, na sede. Dá mais vida ao partido", afirmou o presidente da sigla. "Isso [o fechamento] é uma decisão estratégica, mas que não causa nenhum prejuízo ao deputado ou ao PT."


Endereço da página: