Folha de S. Paulo


Análise: 'Todos nós somos responsáveis pela epidemia da dengue'

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Cerca de cinco dias depois da picada, começam os sintomas, como de dor de cabeça, dores pelo corpo e febre alta.

Toda vez que aparecer o que chamamos de "sinais de alerta", é preciso procurar um médico: sangramentos excessivos nas gengivas, no nariz e nos genitais; aparecimento de manchas roxas pelo corpo (hematomas); muito cansaço e tontura; e queda de pressão arterial.

Depois que uma pessoa pega um tipo de vírus da dengue, fica protegida contra ele. Porém existem quatro tipos de vírus --enumerados de 1 a 4--, o que faz com que cada um possa pegar dengue até quatro vezes.

Outro problema é que a frequência com que ocorre a doença mais grave parece aumentar na segunda vez que alguém pega a dengue. É isso que faz com que a situação no Brasil exija cuidados.

Nos últimos dois anos, o vírus do tipo 4 bateu às nossas portas. E muitos devem pegar a dengue pela segunda vez.

As autoridades precisam empenhar esforços para combater o mosquito transmissor da doença, com a ajuda da comunidade, pois é uma luta de todos. Mas, mesmo com todos os esforços, é extremamente difícil bloquear a transmissão do vírus.

É por isso que é fundamental que seja desenvolvida uma vacina contra a dengue. Precisamos de investimento nos estudos e apoio do governo e da população para que isso aconteça o quanto antes. Essa é uma luta de todos nós.

ESPER GEORGES KALLÁS, 46, é médico e professor de imunologia clínica e alergia da Faculdade de Medicina da USP


Endereço da página:

Links no texto: