Folha de S. Paulo


Cidades de Minas Gerais contabilizam 41 mortos por dengue

Apesar da preocupação com a alta de 370% nos casos de dengue em SP, são as cidades mineiras que registram o maior número de mortes causadas pela doença.

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria da Saúde de Minas, 41 pessoas morreram em consequência da dengue no Estado só neste ano.

As cidades mineiras já somam 52.342 confirmações da doença. Atualmente, são 198.502 notificações de dengue, volume que já supera o total de 2012 e 2011.

A cidade com mais notificações de dengue e mortes é Uberaba (471 km de Belo Horizonte), no Triângulo Mineiro. Foram 12 vítimas fatais.

Até hoje, já se avolumam 14 mil notificações da doença na cidade. Diante do cenário de epidemia, a prefeitura criou dois centros especializados só para tratar a dengue, para reidratação dos pacientes e triagem mais rápida.

O município dobrou de quatro para oito os veículos de nebulização e passou de 18 para 38 as bombas costais para espalhar o veneno.

O secretário da Saúde, Sahim Sawan, disse que assumiu o cargo com número baixo de agentes de saúde e de vistoria das casas. A Folha não conseguiu localizar representantes da gestão anterior para comentar a crítica.


Endereço da página:

Links no texto: