Folha de S. Paulo


Sertãozinho e Araçatuba lideram empregos na indústria de SP em março

As regiões de Araçatuba (527 km de São Paulo) e Sertãozinho (333 km) foram as que mais criaram empregos na indústria paulista no mês passado.

A informação faz parte do Índice de Nível de Emprego da Ciesp/Fiesp, que foi divulgado na manhã desta terça-feira (16).

O melhor resultado no Estado foi da região de Araçatuba, cujo índice positivo foi de 3,8% em relação ao mês anterior. Em segundo lugar, ficaram Sertãozinho e outras sete cidades vizinhas que apresentaram variação positiva de 3,6%.

Em Sertãozinho, a variação representa a criação de 1.250 postos de trabalho. Os setores de biocombustíveis e de produtos alimentícios, que apresentaram crescimento de 13,75% e 10,13%, respectivamente, foram os que mais absorveram mão de obra.

A variação do emprego industrial também foi positiva nas regionais de Franca (1,75%), Araraquara (1,49%) e São Carlos (0,40).

Em todo o Estado de São Paulo, a variação do índice de emprego foi de 0,5%, o que representa a criação de 13 mil vagas. A pesquisa do Ciesp/Fiesp não inclui, no entanto, os dados da regional de Ribeirão Preto.

Segundo a Fiesp/Ciesp, 78% das vagas criadas em todo o Estado no último mês foram absorvidas pelo setor de álcool e açúcar.

OUTROS ÍNDICES

Já no acúmulo do trimestre (de janeiro a março), a regional de Franca (400 km de SP) foi a que teve maior índice de criação de empregos (9,51%), o que representa 4.800 novos postos de trabalho na cidade.

Os setores que mais influenciaram neste índice foram os dos artefatos de couro e biocombustíveis, que tiveram variação de 16,3% e 15,77% no primeiro trimestre.

As regionais de Sertãozinho (8,13%) e Araçatuba (7,03%) são, respectivamente, a segunda e terceira que mais criaram postos no acumulado de janeiro a março.

Em todo o Estado, a variação do trimestre foi de 1,29%. Somado os últimos 12 meses, porém, o índice de criação de emprego é negativo: 0,93 em São Paulo.


Endereço da página: