Folha de S. Paulo


Secretário da Saúde de Ribeirão diz que dados sobre dengue saem dia 15

O secretário da Saúde de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Stenio Miranda, disse que é impossível divulgar casos confirmados de dengue antes da consolidação dos dados e que a informação será anunciada somente no próximo dia 15.

"Qualquer informação divulgada antes do balanço final terá, forçosamente, que ser corrigida cinco minutos depois", afirmou.

Diferentemente do que informou à Folha na sexta-feira (1º), Miranda disse nesta quinta-feira (7), por e-mail, que Ribeirão teve quatro internações por dengue neste ano. Desde a última terça-feira (5), a reportagem tentou, mas não conseguiu falar com o secretário sobre o assunto.

Ele criticou a reportagem a Folha desta quarta-feira (6), que mostrou que a prefeitura não divulga boletins sobre a doença desde novembro.

Em 2010, a divulgação dos dados era diária. Passou para semanal e quinzenal em 2011 e, no ano passado, foi mensal até novembro.

Miranda discordou de especialistas ouvidos pela Folha que consideram ser importante a divulgação periódica de dados.

O secretário disse ainda que não há epidemia nem casos confirmados de dengue hemorrágica.

Ainda segundo ele, o mosquito está em todas as regiões da cidade --sem dizer, porém, onde há mais concentração--, com áreas de maior densidade.


Endereço da página:

Links no texto: