Folha de S. Paulo


Uberaba (MG) registra primeira morte por dengue hemorrágica do ano

A redução no total de agentes de saúde em 2012 pode ter contribuído para a alta dos registros de dengue na mineira Uberaba (471 km de Belo Horizonte), que praticamente faz divisa com a região e que já teve neste ano uma morte provocada pela forma hemorrágica da doença.

Com 518 casos confirmados nas três primeiras semanas do ano --ainda não se sabe qual é a sorologia--, a prefeitura decretou estado de emergência.

Nesta segunda-feira (21), foi confirmada uma morte por dengue hemorrágica, ocorrida no dia 14 no Hospital de Clínicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

A doença foi constatada pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), órgão ligado ao governo mineiro, para onde as amostras de sangue do paciente foram encaminhadas.

A administração contratou 70 novos agentes de saúde e começou um mutirão da limpeza para recolher lixo. Houve ainda a alta do número de carros para a aplicação do inseticida e a abertura de um canal de comunicação para a população denunciar focos do mosquito e imóveis.

O último Liraa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) atingiu índice 5,3 de infestação --o limite aceitável é 1.

O depósito predominante das larvas do mosquito são vasos de plantas e bebedouros de animais, entre outros.

Além de Uberaba, há registros de dengue nas cidades vizinhas Veríssimo e Delta. (DANIELA BRITO)


Endereço da página:

Links no texto: