Folha de S. Paulo


Obra da prefeitura obriga motorista a invadir ciclovia na zona oeste de SP

Robson Ventura/Folhapress
Placa indica ciclovia como opção para motoristas
Placa indica ciclovia como opção para motoristas

Uma obra na avenida Lopes de Azevedo, no Butantã (zona oeste), está levando motoristas a invadir a ciclovia local, causando riscos de acidentes de trânsito.

A obra, de responsabilidade da prefeitura, sob a gestão João Doria (PSDB), tem como objetivo transformar o trecho da Lopes de Azevedo em mão única. Canteiros foram feitos dos dois lados da avenida e agora só há espaço para passar um veículo por vez. Com isso, motoristas que descem a avenida são direcionados a invadir a ciclovia.

O trecho onde ocorre o problema fica perto da esquina com a avenida Lineu de Paula Machado.

Há uma sinalização de desvio pela estreita rua Sarabatana, mas, no fim dela, o acesso para a avenida Lineu de Paula Machado também está sendo fechado.

Segundo um funcionário da prefeitura que estava no local, a obra começou há duas semanas.

O ourives Marcos Luiz Santana, 40, não sabia para onde ir. "Essa rua [Sarabatana] tem saída?", perguntou para a reportagem, alegando que o desvio o deixou confuso.

O motorista Sandro Bergamini, 59, que trabalha para moradores de uma casa na mesma rua, disse que o fluxo de carros aumentou. "Ficou difícil até para sair ou entrar na garagem."

O vigilante Wellington Pereira, 24, afirmou que sua guarita, também nessa rua, virou ponto de tirar dúvidas. "Entre as 7h e as 8h, o trânsito fica terrível, uma bagunça", afirmou.

A gestão João Doria afirmou que vai reforçar a segurança no local para evitar acidentes. A obra deve ser concluída em janeiro. A regional garantiu, ainda, que a ciclovia será mantida.


Endereço da página:

Links no texto: