Folha de S. Paulo


Confira quais são os radares mais 'letais' em multas na cidade de SP

Ronny Santos - 23.jun.16/Folhapress
Radares instalados em avenida da zona sul de SP
Radares instalados em avenida da zona sul da cidade de São Paulo

Um radar da avenida dos Bandeirantes (zona sul de SP) é o equipamento eletrônico que mais multou na cidade neste ano. Foram 128.168 multas de janeiro a agosto.

No período, a cidade registrou 9.153.966 multas. A infração mais cometida no radar é o excesso de velocidade até 20% do limite permitido, com 109.136, seguida por excesso de velocidade, superior a 20% e inferior a 50%, com 9.905 multas.

O aparelho eletrônico, na verdade um conjunto de cinco radares, um para cada pista, está instalado no viaduto JJ Costa Aguiar, que fica na avenida Washington Luís, no sentido para a rodovia Imigrantes, que liga a capital ao litoral e ao ABC.

Cerca de 100 metros antes do local onde está instalado o radar, existem placas com o limite de velocidade da via, 50 km/h, e o aviso que a via tem fiscalização eletrônica. Ainda assim, não é difícil encontrar motoristas que já foram multados por esse radar.

O comerciante Eduardo Miguel Alexandre Bertão, 41 anos, é um deles. Ele mora na Praia Grande e vem diariamente para São Paulo trabalhar. "O radar fica bem no ponto em que os congestionamentos da avenida Bandeirantes diminuem. A gente passa estressado por causa do tempo que ficou parado no trânsito e acaba acelerando um pouco mais." A multa dele foi por exceder a velocidade em menos de 20%.

Morador da capital e estudante de engenharia em uma faculdade no ABC, Renato di Pieri, 19 anos, também já foi multado no local. "É uma distração, um momento que a gente pisa um pouco mais", diz. Ele acredita, no entanto, que o local do radar poderia estar melhor sinalizado.

A CET afirma que reforçou a sinalização de orientação aos motoristas na avenida Bandeirantes em maio e instalou focais piscantes.

CONGONHAS

Próxima ao radar campeão de multas, a praça Comandante Linneu Gomes, no aeroporto de Congonhas, foi o local em que agentes de trânsito aplicaram o maior número de multas neste ano. As infrações mais frequentes foram parar em fila dupla _ afastado mais de 1 m da calçada_, com 2.711 autuações, seguido de estacionar em local e horário proibido.

A dificuldade dos motoristas em buscar passageiros no local é tão grande que o celular acaba sendo um equipamento quase tão importante quanto o próprio veículo.

Quando conseguiu um lugar para estacionar o carro, o profissional de tecnologia da informação Marcelo Oliveira, 43 anos, usou o telefone para explicar aos amigos, que vinham de Uberaba (MG) para passar o fim de semana em São Paulo, como localizar o ponto em que ele estava. Como ele, diversos outros motoristas no local faziam o mesmo. "O espaço para estacionar aqui é muito restrito em relação ao número de passageiros do aeroporto, que é um dos mais movimentados do país", afirma. Ele lembra que o congestionamento no entorno do aeroporto é grande, o que agrava a situação.

TAXI

A Secretaria de Mobilidade e Transportes anunciou alterações nos pontos de táxi do aeroporto. Os atuais cinco pontos para todas as categorias serão deslocados do piso inferior (na área de desembarque) para o piso superior. O número de vagas oficiais para estacionamento de táxis que atendem Congonhas vai aumentar das atuais 153 para 189. Táxis acessíveis terão um ponto mais próximo ao local de embarque.

-

VEJA OS LOCAIS COM MAIS MULTAS

POR RADAR

Av. dos Bandeirantes (Marginal/Imigrantes) a mais 34 m da av. Washington Luís - 128.168 multas

Rod. Dos Imigrantes (Santos/São Paulo) a menos 1.200 m. da r. Guaratu - 85.547 multas

Av. Salim Farah Maluf (Marg. Tietê/Vl. Prudente) a mais 196 m da r. Fausto Cleva - 76.728 multas

Marg. Tietê, pista central (Ayrton Senna/Castelo Branco) a menos 28 m ponte das Bandeiras - 70.500 multas

Marginal do rio Pinheiros (Castelo Branco/Interlagos) a mais 238 m do km 10 - 67.861 multas

Av. Morvan Dias de Figueiredo (Ayrton Senna/Castelo Branco) a mais 3 m da r. Amazonas da Silva - 64.289 multas

Complexo Viário Ayrton Senna (Centro/Bairro) a mais 50 m da Av. 23 de Maio - 54.283 multas

Rod. dos Imigrantes (São Paulo/Santos) a menos 473 m da R. Itaguara - 52.532 multas

Av. das Nações Unidas (Castelo Branco/Interlagos) a menos 50 m do nº 20.728 - 52.497 multas

Marg. Tietê, pista expressa (Castelo Branco/Ayrton Senna) a menos 206 m ponte Freguesia do Ó - 51.475 multas

POR AGENTES

Praça Comandante Linneu Gomes, s/n - 6.474 multas

Av. Alcântara Machado, oposto ao nº 4.272 - 6.473 multas

Av. Magalhães de Castro x Rua Itape-Açu - 6.335 multas

Av. Prestes Maia x Av. Sen. Queirós - 5.118 multas

R. da Cantareira, 306 - 4.926 multas

Av. Vital Brasil x R. Pirajussara - 4.050 multas

Av. Embaixador Macedo Soares, 10.001 - 3.919 multas

R. Jorn. Aloysio Biondi, s/n - 3.269 multas

Av. Morumbi x Av. Giovanni Gronchi - 3.058 multas

R. Eudoro Lemos, s/n - 3.058 multas


Endereço da página:

Links no texto: