Folha de S. Paulo


Justiça decreta nova prisão de pilotos de jatinho que derrubou avião da Gol

Gilberto Taddey - 9.dez.2006/Folhapress
Pilotos Legacy: Pilotos do Legacy Joe Lepore e Jan Paladino chegam a Nova York e prestam entrevista coletiva. Aeroporto Macarthur, Long Island, Nova York.EUA 09.12.06 Foto: Gilberto Taddey/Folha Iamgem
Jan Paladino ao retornar aos Estados Unidos, após o acidente, em 2006

A Justiça Federal em Sinop, em Mato Grosso, determinou a prisão dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, condenados por terem provocado a queda de um avião da Gol com 154 pessoas a bordo, em 2006. A decisão é do juiz André Perico Ramires dos Santos, que determinou o envio dos mandados de prisão para a Polícia Federal e a inclusão dos nomes de Lepore e Paladino na base de dados da Interpol.

Os pilotos do jato Legacy foram condenados a três anos de prisão em regime aberto. O processo transitou em julgado em 2015. O Ministério da Justiça chegou a emitir a intimação, mas o Departamento de Justiça Norte-americano afirmou que não existe jurisdição para aplicar a sentença brasileira. A empresária Rosane Prates de Amorim é viúva de uma das vítimas da tragédia e espera que a decisão judicial seja cumprida desta vez. Ela não aceitou o acordo de indenização para continuar com o processo criminal.

"Não posso dizer que estamos felizes porque não é um motivo de felicidade o que aconteceu, mas a gente começa a ter um pouco de conforto em tudo isso. São 11 anos que estamos batalhando para que eles paguem pelo crime que cometeram e isso vai nos trazer um pouquinho de conforto".

Raimundo Pacco - 8.dez.2006/Folhapress
ORG XMIT: 515501_1.tif Desastre aéreo do vôo 1907 da Gol: o piloto norte-americano Joe Lepore chega à sede da Polícia Federal para depor, em São paulo (SP). Joe Lepore e Jan Paladino, pilotos do Legacy que bateu em um Boeing da Gol, matando 154 pessoas, foram indiciados sob acusação de crime de expor aeronave a perigo. (São Paulo - SP, 08.12.2006 - Raimundo Pacco/Folhapress - Digital)
O piloto norte-americano Joe Lepore chega à sede da PF para depor, em São Paulo, em 2006

Além da pena criminal, os parentes das vítimas esperam que os Estados Unidos ainda sejam punidos administrativamente pela Organização da Aviação Civil, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por estabelecer regras para uso do espaço aéreo. Uma reunião no ano que vem pode definir penalidades para o país e obrigar que Lepore e Paladino percam o direito de pilotar por terem descumprido regras do espaço aéreo brasileiro. Entre elas, a obrigação de manter ligado o transponder, equipamento que alerta para o risco de colisão.

De acordo com a Justiça Federal, as infrações cometidas pelos pilotos foram cruciais para queda do voo da Gol, que fazia o trajeto Manaus –Rio de Janeiro. Após a colisão, o jato Legacy conseguiu pousar. Todos os 154 tripulantes e passageiros do voo da Gol morreram.

A reportagem entrou em contato com a defesa dos pilotos norte-americanos, mas não obteve retorno até a publicação.

Como foi o acidente

COMO FOI O ACIDENTE

Acidente que deu início à maior crise aérea do país completa uma década

Ilustração Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress

1 - 14h51
O Legacy partiu de São José dos Campos com destino aos EUA com uma parada em Manaus

2 - 15h35
Boeing da Gol partiu de Manaus para o Rio com escala em Brasília e manteve-se o tempo todo a 37 mil pés, como previsto em seu plano de voo

3 - 15h55
Jato passa por Brasília e deveria mudar sua altitude para 36 mil pés,o que não aconteceu

4 - 16h33
Legacy passa pelo ponto a partir do qual deveria passar para a altitude 38 mil pés e se mantém na mesma altitude do Boeing

5 - 16h56
Aviões colidem e Boeing cai na Floresta amazônica. Todos os passageiros do Legacy pousaram em segurança


Endereço da página:

Links no texto: