Folha de S. Paulo


Assalto a lojas causa pânico e correria em shopping na zona leste de SP

Divulgação
Interior do Mooca Plaza Shopping, na zona leste de SP
Interior do Mooca Plaza Shopping, na zona leste de SP

Um assalto a uma loja de celulares e a uma lanchonete causou pânico e correria na noite de sábado (25), no Mooca Plaza Shopping, na Mooca (zona leste de São Paulo). Ninguém ficou ferido e os bandidos fugiram.

De acordo com a Polícia Civil, três criminosos armados -sendo duas mulheres- entraram na revendedora da Tim e anunciaram o assalto, por volta das 20h30. Um outro ladrão esperava do lado de fora. Os bandidos colocaram 36 aparelhos celulares em duas mochilas.

Em seguida, um deles foi até a loja Bob's e roubou R$ 1.000 do caixa. Os funcionários contaram que não houve disparos na loja e ninguém foi feito refém. Na fuga, a pé, o quarteto fez vários disparos no estacionamento. Nenhum cliente ou veículo foi atingido.

Ao ver os ladrões armados fugindo pelos corredores, clientes se assustaram e houve correria. Muitos tentaram se esconder em lojas e restaurantes, que baixaram as portas. No momento do assalto, o shopping estava cheio de famílias.

A estudante Lígia Marques, 33, mora em frente ao shopping e filmou o pânico dos clientes e funcionários saindo correndo do local, quando cerca de 15 carros da PM já estavam do lado de fora. "Pensamos que os disparos fossem fogos de artifício. Quando saí na janela, vi o desespero das pessoas descendo a rampa correndo e gritando. Eles atravessavam a rua correndo, mesmo com farol vermelho. Houve muita gritaria e desespero. Os carros saíam do estacionamento cantando pneus."

Já na rua, o quarteto rendeu um comerciante de 43 anos, que dirigia um Volkswagen Up! branco, e o obrigou a levá-los embora. Segundo a polícia, PMs abordaram o veículo ainda próximo do centro de compras, mas os ladrões seguiram a pé em direção a uma favela na rua Dianópolis.

O comerciante que dirigia o carro não ficou ferido. Os ladrões abandonaram no veículo munição, armas -incluindo uma de brinquedo, os celulares e o dinheiro.

Esse é o segundo assalto ao shopping em menos de dois meses. No último dia 30 de setembro, ladrões roubaram uma loja de celulares, também em um sábado, causando pânico. Em nota, o shopping afirmou que está à disposição das autoridades e colabora para a investigação do caso. A loja também diz colaborar com a investigação. Procurado no fim da tarde, o Bob's não respondeu.

Erika Mayumi Yamashita/Arquivo pessoal
Cerca de cinco indivíduos roubaram uma loja de telefonia no Mooca Plaza Shopping
Restaurante fecha as portas após informações sobre roubo no shopping em setembro

'TRAUMÁTICO'

Nas redes sociais, clientes comentaram que houve tumulto quando os bandidos sacaram as armas pouco antes do assalto. Mesmo sem tiros, houve correria e gritaria. As lojas baixaram as portas imediatamente.

A vendedora Danielle Galvão de Oliveira, 35, jantava com o irmão em um restaurante no shopping e se assustou quando uma multidão entrou no local correndo."Ninguém tinha percebido o que estava rolando. Estava tudo normal, até que as pessoas entraram e gritaram que estava acontecendo um assalto a mão armada. Funcionários baixaram as portas."

Cerca de dez minutos depois, ela afirma, houve outro tumulto. "Os funcionários do restaurante apagaram as luzes e fecharam de novo." Danielle conta que crianças, que foram até o shopping participar de atividades natalinas, choravam. "Foi traumático para todos nós. Ficamos assustados. Permanecemos quase uma hora ali, confinados, até termos certeza que tinha acabado".

Quando finalmente saiu do restaurante, Danielle viu que na praça de alimentação havia comida abandonada nas mesas. Ela conta ainda que uma máquina de sorvete da lanchonete Bob's estava no chão, quebrada. "Quando saí com o carro, o estacionamento nem cobrou. Passamos direto. Foi um alívio quando acabou."


Endereço da página:

Links no texto: