Folha de S. Paulo


Quadrilha invade base do Samu na zona sul de SP e rouba ambulância

Uma quadrilha invadiu a base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Jardim Ângela (zona sul) na madrugada desta segunda-feira (20) e fez um arrastão, levando celulares de funcionários, duas motos e uma ambulância da unidade, usada na fuga.

Segundo funcionários, o crime ocorreu por volta das 3h30, quando quatro homens armados entraram no local. Eles renderam o segurança da base e o trancaram no banheiro. No momento do crime, estavam na base um motorista de ambulância um auxiliar de enfermagem.

Os criminosos queriam levar uma das motos da Uram (Unidade Rápida de Atendimento com Motocicleta). Como a Uram não é usada para atendimento durante a noite, e os funcionários não sabiam onde estava a chave, os ladrões colocaram a moto dentro da ambulância. Para isso, precisaram retirar a maca.

Pertences dos funcionários também foram levados pelos bandidos, que arrombaram os armários e pegaram peças de uniformes, botas, três celulares e documentos pessoais. A moto de um funcionário també, foi roubada.

Ao manobrar a ambulância, usada na fuga, os criminosos bateram o veículo na guarita.

Segundo a polícia, a ambulância e a moto do funcionário foram recuperadas horas após a ocorrência. Além disso, um menor que participou da ação de madrugada foi apreendido.

Funcionários do Samu ouvidos pela reportagem afirmaram desconfiar que o objetivo dos criminosos era roubar os veículos e uniformes do Samu para praticar outros crimes disfarçados de socorristas. Isso explicaria o interesse deles por esses objetos.

PREFEITURA

A Prefeitura de São Paulo, da gestão João Doria (PSDB), disse que o Samu prestou todos os esclarecimentos à polícia em boletim de ocorrência e que continua colaborando com as investigações. Disse ainda que a base do Jardim Ângela (zona sul) foi fechada até a conclusão da perícia feita polícia, mas não informou quando será reaberta.

A prefeitura não informou o que tem feito para garantir a segurança dos funcionários nas bases do Samu. Disse apenas que a base assaltada "conta com uma equipe terceirizada de segurança patrimonial, que também foi rendida durante o assalto".


Endereço da página:

Links no texto: