Folha de S. Paulo


João Isaías (1956-2017)

Mortes: João Prefeito foi líder comunitário em Heliópolis, em SP

Divulgação/UNAS Heliópolis
João Izaías (1956-2017)
João Isaías (1956-2017)

Aos 14 anos, o paraibano João Isaías decidiu tentar a vida na cidade grande. De Feira de Santana (BA), onde vivia com 12 irmãos, subiu em um caminhão rumo a São Paulo.

Deu certo. Conheceu quem lhe desse moradia e trabalho de faxineiro em uma metalúrgica. Pouco tempo depois, trouxe toda a família para morar consigo.

Nos anos 70, foi morar em Heliópolis (zona sul), quando as pessoas começavam a construir seus barracos. Foi nesta época que começou a militar por melhores condições de moradia, fundando a primeira associação de moradores. Seu empenho era tamanho que ficou conhecido como "João Prefeito".

As medidas do governante oficioso foram muitas: usava seu carro como uma emissora de rádio ambulante; levava as pessoas para consultas em hospitais e postos de saúde; ajudou a trazer saneamento e eletricidade para a região.

Um dos filhos morreu jovem, envolvido com o tráfico de drogas. "Por isso a minha luta é tirar os jovens das ruas. Através da educação a gente consegue transformar", disse em 2012 a um jornal local.

Nos últimos tempos, João conseguiu realizar um sonho antigo: voltar a estudar. Terminou os ensinos fundamental e médio, fez curso técnico de processos gerenciais e, em seguida, ingressou na faculdade de serviço social, onde se formou no ano passado.

Foi também administrador do Mercado Municipal do Ipiranga na gestão Haddad (PT), de 2013 a 2016.

Morreu no último dia 10, aos 61 anos, de falência de múltiplos órgãos. Deixa mãe, seis filhos, oito netos e centenas de moradores órfãos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: