Folha de S. Paulo


Quadrilha invade hotel no Jardim Paulista, bairro nobre de São Paulo

Reprodução/TV Globo
Hotel Golden Tulip foi alvo de roubo em São Paulo na madrugada desta terça
Hotel Golden Tulip foi alvo de roubo em São Paulo na madrugada desta terça

Uma quadrilha assaltou um hotel de luxo nos Jardins, região nobre de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (14). Na ação, os criminosos levaram um caixa eletrônico de troca de moeda estrangeira, com cerca de R$ 5 mil em espécie, e dois carros de hóspedes. Até o início da tarde, nenhum deles –oito, ao todo, segundo a Secretaria de Segurança Pública –havia ainda sido preso.

Segundo a Polícia Militar, o roubo aconteceu no Golden Tulip, na alameda Lorena, por volta das 2h40. A assessoria de imprensa do estabelecimento informou que nenhum hóspede foi abordado pelos criminosos e que o hotel "está em contato com as autoridades que investigam o caso. Não houve feridos e as atividades do hotel continuam normalmente".

Um funcionário do hotel disse à polícia que dois assaltantes entraram pela garagem do estabelecimento e renderam os manobristas. Outros dois criminosos entraram pela porta principal e dominaram o porteiro.

Os bandidos roubaram pertences dos funcionários e também um caixa eletrônico para operações de câmbio de moeda, que ficava no mezanino do edifício, em uma área comum de circulação.

De acordo a Polícia Civil, a partir do depoimento de um dos manobristas, os assaltantes demonstraram ter "pleno conhecimento do hotel" e usaram barras de ferro para movimentar o cofre do caixa eletrônico até o veículo que utilizaram no assalto.

O grupo ainda levou dois carros de hóspedes, além de um computador que continha as imagens do sistema de segurança. Algumas câmeras de segurança foram danificadas.

Um segurança alertou a polícia, mas os criminosos conseguiram fugir.

A GENTE SÓ VEIO PARA ASSALTAR'

Um dos hóspedes do hotel, o engenheiro Fábio Viana, de Brasília, disse não ter percebido o assalto da madrugada.

"Por volta das 4h, escutei um barulho no lobby, achei até que eram os funcionários falando muito alto, aquilo estava me incomodando, cheguei a pensar em descer e pedir para falarem mais baixo. Mas continuei dormindo. Levantei umas 5 e pouco da manhã, fui para a academia fazer uma esteira e, no café da manhã, fiquei sabendo que teve um assalto –e que fizeram reféns em uma salinha, com armas na cabeça", relatou.

Para Viana, a sensação "é de insegurança". "Não é a primeira vez que fico aqui –eu andava nas imediações falando ao celular porque tinha uma sensação de segurança, agora eu não vou mais fazer isso", afirmou.

Segundo o hóspede, um funcionário abordado pelos assaltantes relatou a forma como se deu a abordagem.

"Ele me disse que chamou a atenção a calma dos assaltantes, que diziam aos funcionários [reféns]: 'A gente não quer fazer nada com vocês, fiquem calmos, fiquem tranquilos, a gente sabe que vocês são trabalhadores, a gente veio aqui só para assaltar'", disse.

As investigações sobre o crime são conduzidas pela 78º Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada como roubo a estabelecimento e roubo de veículos. O caso é investigado pelo delegado Rogério Nader, com assessoria de equipes do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). De manhã, a Polícia Científica fez a perícia no hotel.


Endereço da página: