Folha de S. Paulo


Tempo de semáforo para pedestre fica abaixo do previsto pela gestão Doria

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB), anunciou em outubro que ampliou o tempo de travessia de pedestres em mais sete vias da capital paulista, totalizando 14. Mas parte dos semáforos não cumpre essa previsão.

Foi o que constatou a reportagem, que cronometrou o tempo de travessia em sete dessas vias na quarta-feira (8).

Três dos sete semáforos estavam com tempo de travessia de pedestres abaixo do anunciado. A reportagem contou o tempo total (verde e vermelho piscante).

Na avenida Heitor Antônio Eiras Garcia, no Rio Pequeno (zona oeste), a CET anunciou que o tempo de travessia passou de 14 para 17 segundos, mas a reportagem contou 15 segundos, dois segundos abaixo do anunciado.

Ali, ainda, a faixa de pedestres está parcialmente apagada.Uma das reclamações da vendedora Fátima de Almeida, 43, que estava com a filha de 6 anos, é o tempo curto que o pedestre tem para atravessar. "Fica no verde alguns segundos e já começa a piscar no vermelho. Me assusto e acabo correndo."

Na av. Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista (centro), o tempo de travessia foi mantido em 20 segundos, porém os pedestres tinham 18 segundos para atravessar.

O tempo de travessia ficou abaixo do anunciado, também, na av. do Cursino com a rua Filipe Cardoso, na Saúde (zona sul). A CET confirmou a ampliação do tempo para atravessar de 21 para 26 segundos, mas a reportagem cronometrou 21 segundos.

NO VERMELHO

Pedestres aguardaram 17 minutos para a abertura do semáforo na av. Celso Garcia, no Carrão (zona leste). Nesse período, a dona de casa Maria Lúcia Britto, 53, atravessou com o farol vermelho, fez compras, atravessou de volta -e o semáforo de pedestres continuava no vermelho. "É inacreditável que fiz tanta coisa no mercado e o farol ainda não abriu." Outros pedestres também arriscaram a travessia na avenida.

Na avenida Francisco Morato com rua M.M.D.C., no Butantã (zona oeste), pedestres reclamam de ter que aguardar quase 4 minutos para atravessar. "Demora a abrir e, quando abre, temos que correr", afirma o analista Rui Silva, 44.

VISTORIA

A CET (Companhia de Engenharia de Trafego), sob gestão João Doria (PSDB), afirma em nota que todos os locais apontados pela reportagem passaram por vistoria e foi constatado o funcionamento de acordo com os tempos divulgados.

Diz que os ajustes nos tempos dos semáforos para pedestres e o aumento dos ciclos (número de vezes que o semáforo abre para o pedestre dentro de uma hora) ampliam a segurança nas ruas e reduzem os riscos de acidentes. "Uma demanda antiga da sociedade, principalmente dos idosos."

Sobre o tempo do semáforo no verde, afirma que o Denatran orienta uso de quatro a oito segundos de verde para o início de travessia dos pedestres, e adotou oito segundos.

A CET afirma que está em andamento um projeto de manutenção da faixa de pedestres na av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia. A CET não respondeu especificamente sobre a demora de 17 minutos para o semáforo abrir para o pedestre na avenida Celso Garcia.


Endereço da página:

Links no texto: