Folha de S. Paulo


Calor do feriado dá trégua, e final de semana terá friozinho e chuva em SP

Após o verão antecipado do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o calor que bateu recorde de temperatura máxima nesta sexta-feira (13) dará lugar a uma frente fria que atravessará São Paulo no sábado (14). Na capital, por exemplo, a mínima e máxima que ficaram entre 19°C e 34°C na quinta passarão para 16°C e 21°C no domingo (15).

O céu azul e ar quente serão substituídos por nuvens, rajadas de vento e chuva forte e generalizada no sábado, com temperaturas variando entre 18°C e 28°C, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

A mudança é definitiva no domingo, quando a temperatura cairá significativamente. Os ventos continuam fortes e garoa o dia todo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

RECORDE DE CALOR

A tarde desta sexta foi a mais quente do ano, de acordo com o CGE, com média de 35,5°C de temperatura. Os bairros da Mooca, na zona leste, e Freguesia do Ó, na zona norte, tiveram valores ainda maiores – 37,4ºC e 37,1ºC.

Até então, as tardes mais quentes de 2017 haviam sido registradas na quarta-feira (11) e quinta (12), com média de 35,2ºC. O CGE afirma que o quadro é normal para esta época do ano, uma vez que a primavera é uma estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido.

Previsão do tempo, em ºC -

-

HORÁRIO DE VERÃO

Além do frio, o final de semana também traz o horário de verão, que tem início no domingo (15), e vai até dia 18 de fevereiro. O governo chegou a cogitar o seu fim, mas optou por manter pelo menos até este ano. Os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Horário de verão

Endereço da página:

Links no texto: