Folha de S. Paulo


Morre suspeito de colocar fogo em creche e matar crianças em MG

Reprodução/Facebook
O segurança Damião Soares dos Santos, 50, principal suspeito de incêndio em creche em Janauba, MG
O segurança Damião Soares dos Santos, 50, principal suspeito de incêndio em creche em Janauba, MG

O vigia de uma creche em Janaúba (554 km de Belo Horizonte) suspeito de ter colocado fogo em crianças e em si mesmo na manhã de quinta-feira (5) morreu à tarde, após ter sido internado em estado grave devido às queimaduras.

Além dele, morreram duas meninas e quatro meninos de 4 anos e a professora Heley Abreu Batista, que teve 90% do corpo queimado.

Janaúba

O Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente pertence à prefeitura e fica no bairro Rio Novo. A Polícia Civil de Minas Gerais informa que abriu um inquérito para apurar o caso. Agentes estão na casa do suspeito e de seus familiares para levantar informações que possam ajudar a elucidar as causas do crime.

O suspeito, de 50 anos, é o segurança Damião Soares dos Santos, que trabalhava na condição de funcionário efetivo da creche desde 2008. De acordo com testemunhas, ele teria ateado fogo ao próprio corpo e ido em direção às crianças durante o ataque.

Em entrevista ao UOL, o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), afirmou que o segurança retornaria de férias hoje à creche, que funciona em período integral. A instituição tinha capacidade para 82 crianças e estava cheia na manhã desta quinta-feira. "Ele tinha acabado de chegar de férias e entrou na escola dizendo que ia entregar um atestado médico, alegando que não passava bem. Mas estava com um balde, e, em um gesto completamente insuspeito, jogou o que seria álcool, que estava nesse balde, no próprio corpo, e no corpo das crianças", afirmou.

Indagado sobre as condições mentais do funcionário, Mendes negou que ele tivesse apresentado algum indício de problemas. "O que me relataram lá é que ele chegou normal e tranquilamente até a diretora para supostamente entregar um atestado médico. Estamos mesmo muito surpresos com o que aconteceu", disse.

Por outro lado, o prefeito disse que o ataque "poderia ter sido pior", já que a sala em que o segurança entrou com o material inflamável era a do segundo período, com crianças de até cinco anos de idade. "Infelizmente, poderia ter sido algo até pior, porque a sala ao lado era o berçário, e evacuar crianças dali seria muito mais difícil. Onde ele atacou as vítimas são maiorzinhas e muitas conseguiram escapar", afirmou.

TRAGÉDIA EM JANAÚBACidade rural onde vigia colocou fogo em crianças fica a 557 km de Belo Horizonte

APOIO

A prefeitura da cidade mineira se manifestou em sua página no Facebook pedindo doações de materiais hospitalares para o Hospital Regional de Janaúba e o Hospital Fundajan, que receberam parte das vítimas. Também foram solicitadas doações de roupas e água. A prefeitura ainda pediu que as pessoas não compartilhem imagens das vítimas em respeito ao sofrimento de familiares e amigos. Foi decretado luto oficial de sete dias no município.

Em visita a Belém nesta quinta, o presidente Michel Temer (PMDB) disse lamentar as mortes registradas na cidade mineira. "Lamento imensamente essa tragédia das crianças em Janaúba, Minas Gerais, eu que sou pai, naturalmente muitos dos senhores e das senhoras também o são. Deve ser uma perda dolorosa. Quero expressar minha solidariedade às famílias, lamentar esse acontecimento".

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), decretou luto oficial de três dias no Estado. Em sua conta no Twitter, Pimentel disse que "todo o dispositivo médico necessário para o socorro das vítimas já foi acionado" e que irá pessoalmente a Janaúba nesta quinta-feira.

*

Raio-x de Janaúba

POPULAÇÃO

Habitantes: 71.653
Ranking do país: 439º

Densidade demográfica: 30,63 hab/km²
Ranking do país: 2.283º

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal: 0,696
Ranking do país: 2.028º

84% da população é católica

RENDA

População ocupada: 18,9 %
Ranking do país: 1.510º

Renda mensal média: 1,7 salários mínimos
Ranking do país: 3.666º

PIB per capita: R$ 11.902
Ranking do país: 3.133º

41% da população vive com até meio salário mínimo

EDUCAÇÃO

Taxa de escolarização de 6 a 14 anos: 98,5 %
Ranking do país: 1.288º

Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental: 6
Ranking do país: 1.502º

Ideb nos anos finais do ensino fundamental: 4,4
Ranking do país: 2.134º

10 centros municipais de educação infantil e 1.980 alunos nessa fase escolar

SAÚDE E AMBIENTE

Mortalidade infantil: 8,11 a cada mil nascidos vivos
Ranking do país: 3.648º

Internações por diarreia: 0,3 a cada mil habitantes
Ranking do país: 3.907º

Esgotamento sanitário adequado: 15,2 %
Ranking do país: 3.969º

3,1% das vias públicas são urbanizadas

Fonte: dados mais recentes do IBGE


Endereço da página:

Links no texto: