Folha de S. Paulo


Análise

Caso de menino em cela do Piauí é desconcertante por vários motivos

O caso do menino de 13 anos encontrado na cela de um presídio no Piauí é desconcertante por vários motivos, porém o mais chocante é a situação de vulnerabilidade da criança.

No momento em que os pais, por vantagens financeiras ou não, deixam um filho em uma cela, na companhia de um homem acusado de estupro, é porque as bases familiares já estão minadas há muito tempo. Ainda que a "conjunção carnal" não tenha sido confirmada, há outros tipos de abuso sendo investigados.

Sinpoljuspi/Divulgação
Criança de 11 anos foi encontrada em cela de acusado de estupro de vulnerável no Piauí
Criança de 11 anos foi encontrada em cela de acusado de estupro de vulnerável no Piauí

São claros os sinais de muita vulnerabilidade social nesse enredo, mas não é só isso. Há também uma cultura de permissividade em um meio onde se pode ganhar algum dinheiro com a sexualidade de crianças.

Nos rincões do país ou mesmo nas periferias das grandes cidades, são frequentes denúncias de meninas agenciadas pela própria família. Na história de quase todas, há miséria, carência educacional, violência e desagregação familiar. Que condições têm os pais de ensinar valores aos filhos se nem eles sabem o que isso? No caso do Piauí, o pai do menino também é acusado de estupro.

Trata-se de um ciclo de violência que se perpetua por gerações. Muitos desses pais e mães também foram abusados na infância, o que naturaliza essa crueldade.

Onde fica a cidade de Altos, no Piauí, onde um menino foi encontrado na cela de um estuprador
Onde fica a cidade de Altos, no Piauí, onde um menino foi encontrado na cela de um estuprador

FAMÍLIA

Não é a toa que as estatísticas de violência sexual mostram que a família é hoje o grupo social mais perigoso para os pequenos: 24% dos estupradores das crianças são os próprios pais ou padrastos e, 32%, amigos ou conhecidos.

O caso do Piauí traz ainda um outro elemento perturbador, o estupro de meninos. No Brasil, há um silêncio sobre esse crime e a subnotificação é ainda maior em relação às meninas.

Os registros, contudo, são frequentes. Em 2014, o Disque 100 (serviço nacional de denúncia de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes) notificou 13 denúncias diárias de abusos de meninos.

Wilson Filho/Cidade Verde
TERESINA, PI, 03.10.2017, BRASIL, Após diligências, a Polícia Civil localizou na zona rural de Teresina os pais do garoto de 12 anos deixado na cela de um detento no Piauí.os responsáveis pelo menor, a criança e o preso prestaram depoimento na tarde desta terça-feira (3) na Delegacia de Altos na foto preso José Ribamar Pereira Lima, de 65 anos, que estava na cela com a criança. Credito Wilson Filho / Cidade Verde DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM
José Ribamar Pereira Lima, 65, condenado por 2 estupros e que estava em cela com garoto

Os garotos se sentem constrangidos em assumir que sofreram um estupro e tendem a proteger os criminosos. Além da violência, lidam com tabus e estereótipos sobre masculinidade.

A sociedade coloca o homem no comando da sexualidade. Quando acontece um abuso, há uma ruptura "na ordem natural das coisas". Em muitos casos, os garotos têm até dificuldade em entender que estão sendo abusados ou acabam sendo levados a questionar a sua sexualidade.

É preciso que se abra canais de escuta e de acolhimento para esses meninos, que eles saibam que homens podem e devem chorar. E que, muitas vezes, não conseguem se defender sozinhos, precisam de ajuda.


Endereço da página:

Links no texto: