Folha de S. Paulo


Após jacarés aparecerem em lagoa de parque, Hortolândia (SP) emite alerta

Divulgação
Jacarés no Pq. Irmã Dorothy, em Hortolândia (SP)
Jacarés no Pq. Irmã Dorothy, em Hortolândia (SP)

Três jacarés têm atraído a atenção dos frequentadores do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Hortolândia (109 km de São Paulo) e fez a prefeitura emitir um alerta à população para não interagir com os animais.

A prefeitura não informou há quanto tempo os três "novos visitantes" estão no local, mas já acionou Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para remover os jacarés do parque.

Os "novos visitantes" do tipo Caiman crocodilus, popularmente conhecidos como jacaretinga ou jacaré-de-óculos, costumam se esconder no meio da vegetação e se banhar na lagoa. Por isso, foram colocadas placas no parque para as pessoas manterem distância, além das já existentes que alertam para não nadar na lagoa.

O veterinário Paulo Mancuso, responsável pelo setor de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Hortolândia, falou que esta espécie de jacaré é inofensiva quando não molestada. Mas ele recomenda que as pessoas não alimentem os animais nem interajam com eles para evitar acidentes e "não alterar os hábitos da espécie".

"O jacaretinga é da fauna natural de Hortolândia. Não agride as pessoas nem dentro d'água. Circula por várias áreas verdes da cidade e também da região. Pode se deslocar também trazido pelas enxurradas. Na região do Campo Grande, em Campinas, são frequentemente avistados", disse o veterinário.


Endereço da página: