Folha de S. Paulo


Doria desempenha diferentes papéis e governa SP em ritmo de reality show

João Montanaro
Gravando até quatro vídeos por dia, Doria tenta reforçar a ideia de que dorme pouco e trabalha muito
Gravando até quatro vídeos por dia, Doria tenta reforçar a ideia de que dorme pouco e trabalha muito

13 de maio: João Doria promove leilão na internet no qual o prêmio é um almoço com ele mesmo no gabinete.

6 de setembro: enquanto auxiliares discutem um projeto, grava vídeo para mostrar que trabalha até tarde em véspera de feriado.

13 de setembro: durante reunião com prefeitos regionais, pede que levante a mão quem está comprometido com o ritmo de trabalho.

Exibidas nas redes sociais, cenas como as descritas acima ocorrem com frequência no dia a dia da gestão Doria.

Desde que tomou posse, governa a cidade de São Paulo em ritmo de reality show, dirigindo um programa no qual tem a oportunidade de desempenhar vários papéis. Doria é apresentador, repórter, garoto-propaganda, cantor, animador de auditório, gari, atleta, mestre de obras e, por que não, prefeito.

Quase sempre de improviso, sem roteiro pré-elaborado, chega a gravar quatro vídeos por dia, terminando com o bordão "acelera" e os dedos formando um "v".

Sua preocupação maior, dada a quantidade de vezes em que cita ou mostra um relógio nas aparições, é reforçar a ideia de que dorme pouco e trabalha muito. Provar que o "João Trabalhador", da campanha, existe mesmo.

O prefeito, que tem 2,9 milhões de seguidores no Facebook e 661 mil no Twitter, costuma fazer registros em vídeo logo pela manhã, no final da noite e aos finais de semana.

O Big Brother Brasil de Doria começa muitas vezes na academia de casa, com atividade física e incentivos à prática esportiva. "Terminei meus exercícios, agora é banho e daqui a pouco, trabalho. Todo dia, são 16, 17 horas, sempre com muita disposição. Acelera!"

Também aparece na mesa do café e no jardim de sua residência, brincando com o cachorro e dando um beijo em Bia Doria, sua mulher.

Com uma lona azul na qual há o seu nome impresso, montou na sala de reunião da prefeitura um cenário para o "Olho no Olho", talk show semanal em que trata de ações da gestão e escuta muitos elogios. José Luiz Datena, convidado de março, o chamou de "presidente". Ratinho, em maio, disse que ele "pode ficar na história se continuar fazendo o que está fazendo".

Lula e o PT são alvos frequentes de Doria, que planeja deixar a prefeitura em abril para disputar a Presidência. Isso se conseguir suplantar Geraldo Alckmin na disputa interna do PSDB. "O PT, salvo exceções, trabalha muito mais pela linha da desonestidade", disse ao vereador Eduardo Suplicy, participante do programa em agosto.

REUNIÕES SHOW

As reuniões com auxiliares também são momentos em que exibe seu lado agitador de auditório. "Querem ver como eles estão animados", diz para o celular, observado por 32 prefeitos regionais que aguardavam orientações do vice Bruno Covas sobre o serviço de tapa-buraco.

"No aplauso vocês vão perceber. O aplauso é para você que mora na cidade", diz, no que é atendido pela plateia.

Na sequência, dirigindo-se aos subordinados, cobra celeridade no trabalho e pede que levante a mão quem se compromete com o "novo ritmo". "Não deixem que a máquina engula vocês. Vir com desculpinha não dá."

Em ocasiões como essas, não é incomum deixar de prestar atenção ao que está sendo discutido para se dirigir ao internauta. "São reuniões de seis horas de duração. Tem tempo, vocês podem ver o cronômetro funcionando, para cada secretário apresentar o cumprimento de sua meta. É assim que se faz gestão."

Na internet, demitiu uma auxiliar, constrangendo-a publicamente, e exibiu cheques gigantes, a fim de simbolizar a doação do salário para entidades assistenciais. Também coordenou reunião vestido de gari e distribuiu vitaminas aos subordinados.

MARKETING POLÍTICO

Antes de ser postado, todo vídeo passa pelo crivo do publicitário Daniel Braga, que trabalha com Doria desde as prévias do PSDB e que o incentivou a ter uma exposição intensa e, preferivelmente, bem-humorada na internet. Alguns vídeos são derrubados, outros editados ou regravados, muitas vezes após um intenso debate entre os dois.

"Não se trata de reality show, de marketing. É um reality life, é uma ultratransparência", diz Braga. "Não criamos um personagem. O João é daquele jeito. Se não fosse, não daria certo."

O publicitário também faz monitoramento de redes sociais para sugerir temas e ações. Se algo começa a gerar queixas, Doria logo posta algo.

Neste sábado (30), por exemplo, publicou vídeo condenando a performance de artista com corpo nu no MAM (Museu de Arte Moderna) –a qual chamou de "libidinosa".

Fernando Schüller, cientista político do Insper, afirma que a lógica do espetáculo, "para o bem ou para o mal", invadiu a política, e Doria segue a tendência de falar diretamente com o cidadão.

Em relação ao conteúdo dos vídeos, Schüller diz que o tucano usa técnicas de motivação comuns no setor privado. "O risco, se não for bem dosado, é ficar caricatural, mas penso que, em geral, ele não tem passado do ponto."

Marco Antonio Teixeira, da FGV, tem outra opinião. "Doria não tem o bom senso que se espera de um administrador", diz. "Tornou-se alguém que só busca o aplauso, não se faz gestão assim."

Em junho, o tucano promoveu um leilão no qual o prêmio era um almoço no gabinete. Para compartilhar da sua companhia, o ganhador doou R$ 25.100 para um centro de atendimento.

"O almoço foi incrível. Escutar experiências é algo que me inspira, me faz tornar um empreendedor melhor", disse Gabriel, que nem teve o sobrenome informado no vídeo. Doria é a única estrela.

Prefeito Onze e Meia
25 de maio
Doria recebe personalidades em talk show no qual costuma falar mais que o entrevistado. Datena, Ratinho, Otavio Mesquita e Suplicy já participaram, entre outros. O estúdio de gravação foi montado na sede da prefeitura

Doria

Almoço com as estrelas
9 de junho
Tucano promove leilão no qual o prêmio é um almoço de uma hora em sua companhia no gabinete. Vencedor fez a maior doação para um programa da prefeitura

Doria

Show do Milhão
6 de junho
Anuncia o vencedor da "Nota do Milhão", que oferece prêmios para quem pede nota fiscal na cidade. "Já temos a nova milionária da cidade. É uma moradora da zona sul", diz, com um broche enorme do programa no peito

Doria

TV Kids
13 de setembro
Reunido com prefeitos regionais, Doria pede que levante a mão quem está comprometido com o seu ritmo de trabalho. Depois conclama uma salva de palmas para o cidadão de São Paulo

Doria

Nos bastidores da notícia
7 de setembro
Enquanto auxiliares discutem projeto, mostra um relógio para a câmera. "Pessoal, 10h da noite, véspera do feriado, estamos aqui trabalhando. Tudo para encontrar melhores alternativas para a nossa cidade"

Doria

Malhação
20 de setembro
Na academia de sua casa, o prefeito incentiva o internauta a fazer exercício. "Faz bem para a saúde, faz bem para a mente, faz bem para o seu equilíbrio"

Doria

Profissão repórter
26 de setembro
Com um enorme capacete de operário, mostra a destruição causada por incêndio no Mercado Municipal de Santo Amaro. "Muito triste. Felizmente não houve nenhuma vítima, graças a Deus"

Doria

Porta da esperança
4 de abril
Doria exibe cheque gigante para simbolizar a doação do seu salário para uma instituição que atende crianças. "Ajude com dinheiro, ajude com seu tempo ou pelo menos com seu sorriso, com o seu bom coração"

Doria

The Voice São Paulo
20 de agosto
Em inauguração de mural de grafite, canta cover da música "Gostava Tanto de Você", sucesso na voz de Tim Maia

Doria

Casa dos artistas
12 de agosto
A cada 15 dias, promove reunião com todo o seu secretariado. Já comandou as discussões vestido de gari e distribuiu vitaminas para os auxiliares. "Tudo isso para aguentar o tranco, não vai ser fácil"

Prefeitura de São Paulo/Divulgação

Namoro na TV
26 de março
Toma café da manhã com Bia Doria e a beija antes de sair para mais um dia de trabalho

Doria

Faça você mesmo
2 de abril
Transmite na íntegra mutirão na Vila Prudente, onde carrega pedras, usa enxada e pede agilidade a todos. "Vamos colocar a massa lá, pessoal. Cadê a caçamba?"

Doria

O aprendiz
17 de abril
Doria demite Soninha, Secretária de Assistência e Social. "A secretaria é pesada, exige uma demanda que não está dentro do espírito da Soninha"

Doria


Endereço da página:

Links no texto: